BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

FÁBIO MAGAL E LEDÍVIA ESPINHEIRA DISCUTEM A SITUAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA SANTA CASA

Magal em reunião com a secretária.
Magal em reunião com a secretária.

O vereador Fábio Magal (PSC) foi recebido pela secretária de saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, na última sexta-feira, 22.

Durante a audiência, Magal encaminhou várias reivindicações. Dentre as principais, o vereador solicitou a construção das UPAS nas zonas sul e norte, a reativação da base do SAMU na zona sul, a conclusão das reformas dos postos de saúde da Avenida Princesa Isabel e do Pontal e a recuperação da unidade de atendimento do Banco da Vitória (em ruínas).

Fábio Magal chamou a atenção da secretária Ledívia Espinheira sobre a necessidade de se criar um plano de carreira, cargos e salários para os servidores da saúde, uma vez que a classe está desmotivada, devido às remunerações pagas pelo município, consideradas as mais baixas do Sul da Bahia.

O parlamentar também pediu a intervenção da secretária no sentido de exigir dos diretores da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, o pagamento dos salários atrasados dos funcionários da entidade.

Ele afirmou que os trabalhadores do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena sofrem há vários anos devido aos atrasos. “A maioria trabalha sem vontade, muitos foram obrigados a desocupar imóveis alugados, alguns passam privação de alimentos”, disse o vereador à secretária.

Na opinião de Fábio Magal, em Ilhéus não há como discutir saúde pública sem pensar na valorização da Santa Casa e das pessoas que lá trabalham. Os repasses à instituição, feitos pelo município, devem ser efetuados mediante o compromisso da diretoria de quitar as dívidas com os funcionários.

Ledívia Espinheira explicou que o município não tem como exigir da Santa Casa esse compromisso, mas adiantou que o prefeito Jabes Ribeiro pediu transparência durante encontro com os diretores da instituição. A secretária sugeriu que a Santa Casa contrate uma consultoria de gestão para aprimorar o seu funcionamento.

Sobre a UPA da zona sul, ela anunciou o local onde será instalada. A unidade de pronto atendimento será erguida ao lado da Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá, próxima ao muro do cemitério da Barreira.

Ledívia disse que as reformas dos postos de saúde serão concluídas em breve. A gestão passada deixou dívidas com a empresa responsável pelas obras. Esse débito já foi negociado.

Sobre a base do Samu na zona sul, a secretária prometeu reativá-la nesse semestre.

A secretária se comprometeu em visitar o posto de saúde do Banco da Vitória para conferir de perto o seu estado e planejar a reforma.

Em relação ao plano de carreira, cargos e salários, Ledívia concordou com a idéia, mas advertiu que primeiro é necessário contratar mais servidores, para colocar todos os postos em funcionamento. Segundo a secretária, o prefeito Jabes Ribeiro dialoga com o Tribunal de Contas dos Municípios sobre a melhor forma de contratação.

Fábio Magal pretende insistir em sua reivindicação sobre os funcionários da Santa Casa de Misericórdia. O assunto também será discutido numa audiência com o prefeito Jabes Ribeiro que ocorrerá nessa semana.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

10 respostas

  1. Gostaria de saber como vao ficar os funcionarios concursados do municipio, que assim como eu, estao sem receber (ate hoje) o salario de dezembro de 2012 e o decimo terceiro do referido ano. Nao custa lembrar que ja estamos iniciando o mes de marco de 2013!!!! #soutrabalhadoraetenhomeusdireitos!!!

  2. Magal, mão esqueça de fazer um pronunciamento pedido ao senhor prefeito Jabes Ribeiro o pagamento do salário de dezembro e metade do 13 salários de todos empregados da prefeito.

  3. Vereador Magal
    O Hospital São José está precisando mesmo é de uma AUDITORIA para estancar a sangria provocada pela sua gestão. Parabéns pela a iniciativa em defender os trabalhadores da saude, um forte abraço

  4. Gostaria de saber dos salários e 13° dos contratados que foram demitidos e não receberam seus proventos, pois nós também trabalhamos e também estamos sem receber até hoje! #TAMBÉMSOMOSTRABALHADORESETEMOSNOSSOSDIREITOS!!!!

  5. A cada dia q passa, o vereador Magal me surpreende.
    Lógico q a Santa Casa de Ilhéus, como a maioria das Instituições q prestam serviços de saúde pública do país, é passiva de críticas. No entanto, deixemos o lado mesquinho e pessoal em segundo plano. O momento atual exige soluções imediatas para amenizar a crise q respingou nas centenas de funcionários q vêem frustrados seus anseios pessoais e suas necessidades básicas.
    Em vez de perder tempo criticando a Santa Casa, q repito, é passível de críticas, Magal arregaça as mangas e tenta fazer alguma coisa.
    Estamos num país onde as pessoas falam, falam, falam, mas, não fazem nada.
    Parabéns Magal por tentar fazer!
    Torço por vc. Desejo sucesso em sua trajetória.

  6. Magal sua intenção foi válida mas a secretária é mais uma ¨assina papel¨junto ao seu fiel escudeiro Ócke e só leva o recado,segundo ví dia 26/02 na reunião do CMS.Mas pra frente vai pagar judicialmente o preço.

  7. Só um lembrete para o nobre Augusto Borges: Os funcionários públicos não são empregados do prefeito! São empregados do Município de Ilhéus! E quem paga os seus salários somos nós que pagamos impostos!
    No máximo poderemos considerar que os funcionários públicos municipais são auxiliares do prefeito! Ao prefeito também somos nós que pagamos sua altíssima remuneração.

  8. Falando em “altíssima remuneração”, não afirmo q é fato, mas o q se ouve é q a nova secretária, q mora em Salvador, está hospedada num belo hotel, e tem feito um vai e vem semanal de Ilhéus-Salvador. Tudo claro, com $$$$$ da prefeitura, ou seja, dim dim oriundo dos nossos impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
fevereiro 2013
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728