BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

MÉDICO DO SÃO JOSÉ QUE COBRA “CINQUENTINHA” É DESTAQUE NO BOM DIA BRASIL

Paulo Bitencourt
Médico Paulo Bitencourt. Imagem: TV Santa Cruz.

O obstetra Paulo Bitencourt, médico conhecidíssimo em Ilhéus, admitiu à equipe da TV Santa Cruz o hábito de ficar com cinquenta reais de cada paciente do SUS que busca prioridade.

A cobrança irregular, realizada no ambulatório do Hospital São José, foi denunciada por David Coelho, cuja esposa está grávida, no sétimo mês de gestação.

O caso foi destaque no Bom Dia Brasil, da TV Globo.

O médico, visivelmente desconcertado, disse que não cobrava o valor, mas admitiu embolsar a “taxa”.

Clique aqui para ver a excelente reportagem de Karen Póvoas e Marcelino Silva.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

15 respostas

  1. È bom saber ainda que demore, a verdade vem à tona. Reralmente esta prática já vem acontecendo no nosso município a algum tempo e foi marvilhosos ver esta materia e a exposição de profissionais que se exponhem em tais situações. O Sistema Ùnico de Saúde (SUS), dificulta muito o atendimento dos cidadãos carentes deste município e esta prática só deixa o quadro muito, mais muito pior. Parabnésn a equipe pela materia.

  2. Boa tarde Gusmão, como sei da sua imparcialidade na hora de divulgar as notìcias, muitas delas que assolasm a nossa região, escolhi o seu veìculo, pra enviar o meu ponto de vista diante do ocorrido, na matèria supra citada.Desde jà afirmo que não concordo com as taxas cobradas, sempre achei um absurdo, digo sempre porque esta pràtica abusiva se dà hà muito tempo, e não sò na Santa Casa, em quase todos os estabelecimentos credenciados pelo SUS nesta cidade,incluindo laboràtorios e clinicas e ainda mais postos de saùde. o que me choca È a dita indignaçãoo da população, porque è de ciencia de todos,Dr. Paulo està sendo “linxado”, mas varios mÈdico se valem da mesma pràtica, seguramente, hoje seria difìcil provar, porque muitos se esconderão em sua covardia, diante da explosão nacional da notìcia,certamente deixarão de cobrar as taxas,volto a dizer, que è absurda tal pràtica, mas isto se dà pela situação agonizante que se encontra a saùde de nossa cidade, a Secretària agora quer tomar medidas severas, mas a pergunta è, onde ela estava todo este tempo que “nunca” ouviu falar disso, ou mesmo viu? e os assistentes sociais, enfermeiros, tècnicos, recepcionista,e toda a gama de funciorarios que engedram o sistema nunca virão? nunca falaram sobre? nunca precisaram pagar? o que me deixa realmente confusa, não è que justiça seja feita , o ganho da população em imensuràvel, a contar pela restauração parcial de sua dignidade civil, mas È pensar que hoje sò temos a Maternidade Santa Helena em funcionamento na cidade, e o seu melhor obstetra, que trabalha hà mais de 30 anos com inquestionàvel competência e dedicação, pague sozinho por algo que a maioria de seus colegas fazem tambèm,È errado tal atitude, espero que a investigação se estenda a todos os postos de saùde, hospitais, clinicas,( HOSPITAL DE ILHÈUS, MÈDICO CENTER,CLINICA SÀO LUCAS, POSTO DE SAÙDE DA URBIS , DA CONQUISTA, CLINICA DE OLHOS DO PONTAL,CENTRO MèDICO ETC) em todos eu jà paguei taxas e que a população abra a boca e comece a realmente denunciar,e que esta pràtica seja abolida, mas que não sò ele pague o preço da mà conduta do sistema de saùde de Ilhèus.

    Solicito o anonimato visto que n possuo plano de saùde,e futuramente se necessàrio, precisarei dos prestimos destes profissionais, pagando ou não.

  3. Eu tenho plano de saude,mas, meu marido(eu estava presente)como ia ser atendido pelo SUS e estava com muita dor tambem pagou 50 reais para ser atendido logo e NÃO foi para esse medico foi para um clinico.Isso faz já um tempo

  4. não sou a favor desta pratica de cobranças de taxas,porel estão so lixando o dro paulo e o outros faz o que. so ele vai pagar por todos acho bom investigarem os outros tambem deixo aqui o meus protestos pois so falam do errado mas n falam que este mesmo medico faz consultas e ate exames gratuitamente quando necessario isso ninguem fala então vamos repensar esta errado esta mas e os outros tem que expor tambem dro paulo foi apenas um dos peixinhos pois o cardume e enorme

  5. Tomara que as medidas necessárias a apuração desse delito apurem os outros, coma já denunciados anteriormente, tais como: a quimio de mortos, a farra dos internamentos sem necessidades, a tomada dos exames de auta complexidade por alguns medicos em prejuízo do hospital e até mesmo outros profissionais de saúde. Que o trabalho do MPF e da PF comecem………..

  6. Realmente esta pratica vem acontecendo a anos e por vários médicos e digo mais… não é só aí em Ilheus não1
    Mas também vamos olhar outra situação. A tabela do SUS é uma porcaria, o profissional estuda tanto, trabalha assumindo a responsabilidades de vidas e o SUS paga muito… mais muito mal mesmo…pelo que vejo falarem à mais de 15 anos que a tabela do SUS não é atualizada!
    Eu mesmo já paguei a um clinico para ter o atendimento mais rápido, porque pelo SUS eu precisaria esperar muito e o médico iria receber uma ninharia pelo atendimento. Portanto não basta reclamar dos profissionais de saúde ou dos hospitais, vamos reclamar do governo federal e ministerio da saúde.
    Acorda gente, o SUS ta deixando nossos médicos praticamente trabalhando de graça.

  7. Gusmão,Paga quem pode obedece quem tem juizo, axo absurdo só dr paulo pagar por um ato o qual todos profissionas da classe médica praticam ,pois mesmo cobrando para algumas ele nunca deixou atender só pq ñ tinha os cicoentas reais ,porque a secretária de sa´de ñ investiga as irregularidades do plamil ,q deixou todosusuários a ver navios sem nem se quer da uma satisfação.

  8. Não é só Dr Paulo que cobra taxas para atendimentos, todos ali dentro fazem isso e nesse momento se escondem… No dia do atendimento dele vc mal consegue passar nos corredores de tanta gestante, mas ele atende TODAS. Acho muito injusto as pessoas meterem a bomba sem saber como realmente são as coisas lá. PQ a paciente não explica que para fazer a laqueadura pelo SUS ela faz, mas 3 meses depois do parto, e que pra fazer no momento da cesárea, só particular. Kd que ela nao fala isso, já vi mtas dessas meninas dizendo que não queria esperar 3 meses pra fazer a cirurgia de laqueadura e que gostaria de fazer particular na hora do parto para ”se livrar” logo,me poupe. Infelizmente Dr Paulo está pagando pelos erros de todos, espero que a investigação seja para todos.

  9. Gusma,
    um erro não justifica o outro, mas… isso acontece em Ilhéus há anos… com vários médicos e clínicas. Também com os pequenos valores que o SUS paga !!!!
    No caso de Dr.Paulo não há problema nenhum ele cobrar a consulta pq o cliente q paga não é emitida uma guia de consulta pelo SUS.
    Ass: Caio Taroba – Olivença de olho na notícia

  10. E viva a imprensa! É salutar ver a comunidade se posicionando n com raiva pensando em denegrir ou agredir pessoas mas, com o próposito de colaborar p q as coisas mudem… para melhor em nossas vidas.Pena q o ocorrido seja exatamente com aqueles q cuidam de nossa saúde.

  11. Eu sei que é errado essa taxa,mais paga quem quiser,não é obrigado,já paguei não para Dr Paulo para outro médico e não mim arrependo e pagaria tudo de novo por que o sus é um caus,DR Paulo é um dos melhores obtétrico que tem em ilhéus não acho justo o que está fazendo com ele,é um médico direito que atende o paciente muito bem e com respeito espero que nada de ruim acontece com ele,que continue na sua caminhada na saúde,por que perder um médico como DR Paulo seria uma grande tristeza para Ilhéus,estou torcendo por ti Doutor,que você vença essa e continue trabalhando.Deus te abençoe.

  12. CAROS,

    SE VCS QUEREM CONFORTO, PRATICIDADE,EFICIÊNCIA ,COMPETÊNCIA VÃO PARA SUS!
    O MÉDICO NÃO VAI TRABALHAR DE GRAÇA PARA VCS!
    DEIXA O MÉDICO TRABALHAR! VÃO PROCURAR O SUS!
    SE O SUS TÁ VÁLIDO!
    O MÉDICO TAMBÉM FAZ CARIDADE PORQUE JÁ PRESENCIEI! E PRECISA PAGAR SUAS CONTAS!
    ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO SE BENEFICIA!
    BYEEE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
março 2013
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031