BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

FABIO MAGAL QUER O “TESTE DO CORAÇÃOZINHO” NAS MATERNIDADES*

Exame simples e importante para as crianças.
Exame simples e importante para as crianças.

Denominado nos livros de medicina como Oximetria de Pulso, o “teste do coraçãozinho” (nome popular) é essencial para diagnosticar precocemente problemas cardíacos em bebês recém-nascidos. Esse exame deve ser realizado em até 24 horas após o nascimento, antes da alta hospitalar.

Trata-se de um procedimento simples e indolor que utiliza um aparelho muito comum (o oxímetro de pulso) nas UTIs e centros cirúrgicos.

Ciente da importância desse exame para as crianças ilheenses, o Vereador Fabio Magal (PSC) apresentou na última quarta-feira, 12, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei (nº 087) que torna obrigatória a realização do “teste do coraçãozinho” nas maternidades públicas e particulares de Ilhéus.

Atualmente, apenas 38% das crianças portadoras de problemas cardíacos são atendidas no Brasil. Muitas delas morrem por falta de assistência. Segundo dados do Ministério da Saúde, por ano, 23 mil crianças nascem com “cardiopatias” e 62% não são tratadas por falta de diagnóstico ou leitos hospitalares. A cada mil recém-nascidos vivos, dois apresentam doenças cardíacas que podem ser diagnosticadas por meio do exame.

São Paulo foi a primeira cidade que exigiu o “teste do coraçãozinho”. Atualmente, mais de mil municípios do Brasil seguem o exemplo.

O projeto do Vereador Fabio Magal será analisado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e, posteriormente, levado ao plenário. 

*Hoje Ilhéus tem apenas uma maternidade, a Santa Helena. Há uma expectativa da construção de outra pelo Governo do Estado. No setor privado, a antiga Maternidade Santa Isabel será reinaugurada com outro nome, após reforma já iniciada.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

5 respostas

  1. È no minimo hilario, uma cidade que nao tem uma maternidade, ou se tem funciona capengando.Que projeto de lei?

  2. É com que se dia que o custo é irrisório.

    Vejam:

    Quanto custa? “Hoje o Teste do Coraçãozinho ainda não é realizado de rotina na cidade de São Paulo, pois o Projeto de Lei que o institui ainda não foi aprovado. Mas desconhecemos a informação de que algum hospital esteja realizando o Teste mediante algum tipo de cobrança, pois é um teste muito simples, que não demanda exames laboratoriais nem maquinário complexo, apenas se usa um oxímetro para realizá-lo. Estima-se que o custo total, somando o tempo de 5 minutos que o profissional irá gastar para fazer o referido teste, não ultrapasse o valor de R$5,00. Portanto não há que se falar em cobrança para se realizar o referido Teste. Alguns hospitais privados oferecem o teste como diferencial de atendimento, como por exemplo, o Hospital São Luis na cidade de São Paulo.” – – See more at: http://www.bebesecia.com.br/teste-do-coracaozinho/#sthash.9be6Fxn6.dpuf

  3. Parabéns!!! Belo projeto!! Sou enfermeira com especialidade em neonatologia e fiquei encantada, um procedimento simples e com importantes efeitos… Muito bom!!! Ilhéus tem uma maternidade, Santa Helena, que apesar de estar em condições precárias traz ao mundo, em média 300 nascidos vivos por mês e tem perspectiva de abertura de outras instituições. É um exame simples com aparelho também de baixo custo, mas que não está ainda presente nas salas de parto e não é rotina rastrear os recém-nascidos dessa maneira. E agora pode ser obrigatório em Ilhéus, excelente.

  4. Parabéns ao vereador pela iniciativa! Tenho um filho cardiopata e faço parte da Ong Pequenos Corações, que vem encabeçando a campanha para a implantação dessa lei em todo o país. Tem tod meu apoio!!! Espero que os vereadores de Itabuna tomem como exemplo a sua iniciativa, esse exame poder salvar mtas vidas..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
junho 2013
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930