BLOG DO GUSMÃO

O SITE DOS ARQUIVOS SECRETOS

Imagem retirada do site: www.archiviosegretovaticano.va.
Imagem retirada do site: www.archiviosegretovaticano.va.

Por Thiago Dias

Não é ficção e há pouco espanto:  o Vaticano,  Estado da Igreja Católica, conserva arquivos secretos.

A ironia é que o site oficial do Vaticano tem uma seção dedicada exclusivamente à divulgação de que a Igreja Católica esconde arquivos secretos.

Note: o espaço digital não existe para disponibilizar arquivos secretos, ele serve apenas para divulgar que os Arquivos Secretos existem e estão seguros, lá no Vaticano. Do contrário, o paradoxo seria insuportável para os parâmetros de transparência da instituição cristã. 

Os documentos mais valiosos que a seção divulga são dados biográficos dos sacerdotes que administraram os Arquivos Secretos do Vaticano ao longo dos últimos 4 séculos. Têm seu valor. Mas não passam de biografias num site oficial. 

Na página dos Arquivos Secretos, o internauta também pode se informar sobre os procedimentos que devem ser cumpridos para alguém visitar uma sala de estudo do Vaticano e, com isso, ter acesso a alguns documentos que só existem ali. Esse acesso é mediado por um rigoroso aparato burocrático. Apenas acadêmicos especialistas podem se cadastrar. Depois de apresentar extensa documentação pessoal e profissional, se aprovados, eles recebem uma carteira de admissão. Nos espaços reservados, câmera fotográfica, celular, caneta ou qualquer outro artifício de registro são proibidos.

Atualmente, para essa consulta presencial, os documentos  disponibilizados  pela seleção do Vaticano datam até o pontificado de Pio XI (1939).  O que exclui as informações recolhidas pela Igreja Católica durante a II Guerra Mundial, a Guerra Fria e os governos ditatoriais de toda América Latina. 

Amanhã (28/07), o Papa Francisco encerrará sua missão no Brasil – a Jornada Mundial da Juventude. Em seus gestos e discursos, Francisco propagou o amor e a humildade, criticou a corrupção política, elogiou a força mobilizadora dos jovens, falou até sobre a necessidade de reformas na própria Igreja Católica. 

No entanto, não se tem notícia de que o  Pontífice trouxera consigo algum documento esclarecedor do seu Arquivo Secreto para a Comissão da Verdade – aquela que investiga os crimes praticados pelo regime militar no Brasil.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

  1. Desejo saber sobre quem era os primeiros colonizadores do solo brasileiro e sobre os Judeus que fugiam da peninsula Iberica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas