
Em Cuba, nesta terça-feira (12 de agosto), Fidel Castro completa 87 anos.
Hoje, em volta da sua imagem, o líder histórico da revolução cubana conserva uma aura mística. Mesmo longe dos holofotes, como faz questão de destacar nossa imprensa destra, Fidel Castro inspira fascínio entre os jovens e o respeito dos mais velhos.
Segundo o Presidente do Uruguai, José Mujica, Fidel “é um ancião que segue sendo brilhante”. Atualmente, José é uma referência para o projeto (em curso) de libertação da América Latina, com seu papel fundamental no apoio às reformas políticas uruguaias. Mujica fez questão de encontrar-se com Fidel, em visita à Cuba, no mês passado (julho).
Na oportunidade, o presidente uruguaio revelou ter ficado impressionado com os projetos atuais de Fidel. “Ele está empenhado em impulsionar um experimento em biologia”, para “encontrar vegetais de clima tropical que sirvam para a fabricação de ração para os animais”, a fim de deixar mais grãos disponíveis para o consumo humano.
Uma resposta
Fidel é um exemplo de homem público, íntegro, coerente e sempre dedicado à luta pelo bem estar coletivo. Com mais de meio século de vida dedicado à causa socialista,esbanja jovialidade aos 87 anos. Não se tem notícia no planeta de homem público que tivesse implementado um projeto educacional capaz de transformar um país outrora conhecido como objeto de uso e gozo da contravenção capitalista, numa pátria soberana que mesmo submetida ao criminoso bloqueio, teve na educação pública de qualidade e gratuita a razão de ser das fantásticas transformações sociais. Parabéns a este homem de dois séculos pela dedicação e amor à causa cubana. Que venha o centenário com muita saúde e paz.