BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

ATENTADO CONTRA A COMUNIDADE DA SERRA DO PADEIRO

Caminhão transportava estudantes quando um tiro rompeu seu para-brisa.
Caminhão transportava estudantes  quando um tiro rompeu seu para brisa.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), na noite de quarta (14), estudantes da Escola Estadual Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro foram vítimas de emboscada, na estrada que liga Buerarema à Vila Brasil.

Por volta das 21 horas, perto do local conhecido como “Pau escrito”, o caminhão que transporta os alunos foi alvo de tiros disparados por um homem, que estava sobre um barranco. Um dos projéteis atingiu o para brisa do veículo. Os estilhaços feriram Lucas dos Santos e Rangel Calazans, alunos do 2° ano do curso técnico da Escola Tupinambá.

De acordo com as vítimas e o CIMI, os disparos miravam a cabine do veículo, para atingir o motorista. Para eles, o atirador tentava matar Gil – irmão do Cacique Babau e proprietário do veículo. Mas quem conduzia o caminhão era Luciano Tupinambá.

Os nativos suspeitam que os tiros partiram de alguém ligado a Giu de Moreira e Domingos Ferreira, fazendeiros da região. “O irmão de Giu, conhecido como Van de Moreira, encontra-se em Buerarema e, junto com um radialista local, incita a população contra a comunidade. Sempre que acontece um atentando contra a gente eles tentam inverter a situação, nos acusando do que fizeram”, denunciou a liderança Thokã Tupinambá.

“Queriam atingir a Gil. Acham que ele comanda a luta. Mas toda comunidade está à frente da luta. Não dá mais para esperar a justiça deste país, que quer sempre nos enrolar. Somos considerados invasores de nossas próprias terras, nos transformam em réus quando na verdade somos vítimas desta situação humilhante”, refletiu o Cacique Babau.

As lideranças comunicaram o fato à Secretaria de Justiça da Bahia e pediram providências urgentes, pois não podem prestar queixa na delegacia de Buerarema, devido ao clima de incitação na cidade. A pedido da Direc, as aulas foram suspensas na comunidade.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

6 respostas

  1. Gusmão,como voce é parcial com relação a alguns temas polêmicos. São dezenas de crimes cometidos pelos supostos Tupinambás, dificilmente voce noticia ou reproduz alguma matéria.

    O mesmo comportamento é reproduzido em relação ao andamento das obras do complexo intermodal. Apenas é publicado o que ocorrer de negativo para o progresso das obras.

    Esse tipo de comportamento demonstrado por alguém que sempre cobra ética das atitudes dos outros, logicamente não é correto.

    Mas o blog é seu, então é logico que também, a decisão relativa ao que publicar é toda sua.

    É uma pena, que um profissional com um excelente estilo para redigir escolhe esse caminho a seguir.

  2. Parece piada virem aqui acusar Emílio Gusmão por ser parcial em suas matérias. Leio, releio e sinto vontade de não acreditar. No mínimo, a pessoa que fez o comentário acima mora em outro planeta, pois em Ilhéus, com certeza, não é.

    Me digam: qual é a parcialidade dos inúmeros blogs da região que, com motivações, no mínimo, suspeitas e recebendo dinheiro de empresas pra isso, noticiam, de maneira criminosa e há anos, notícias baixas e descaradamente mentirosas a favor empreendimentos cretinos como o Porto Sul, por exemplo?

    Blogs que desrespeitam cidadões de bem, mães e pais de famílias com agressões pessoais noticiadas sem o mínimo de responsabilidade, caráter ou profissionalismo. E só pelo fato dessas pessoas terem a decência e coragem de se posicionarem a favor do que é certo e defender a terra em que vivem.

    O problema todo essa inversão de valores que a gente vive, que condena a própria verdade em si, pois parece que é um crime dizê-la em Ilhéus (haja vista o comentário acima). Penso que quando chegamos a um ponto como esse é porque as coisas estão verdadeiramente indo de mal de mal a pior e não é a toa que estamos passando por tudo isso, com a cidade e o povo abandonados desde que eu me entendo por gente.

    Ilhéus precisa de mais “Emílios Gusmão”! Gente de culhão que tenha coragem de defender o que acredita e lutar contra as muitas mazelas que tentam nos empurrar goela abaixo!

    Graças a Deus que a decisão de publicar a matéria é do dono do blog. Do contrário, nem ficaríamos sabendo desse crime COVARDE que acabam de cometer contra os estudantes indígenas Tupinambás!

  3. Olá,

    gostaria tb de parabenizar o dono do blog Gusmão por publicar de forma muito informativa o fato ocorrido com o índios Tupinambás. Ainda bem que os meios de comunicação não partem apenas das mãos das pessoas que detém poder, pois se fossem, aí sim não haveria a menor parcialidade nas notícias. O que ocorreu com o povo Tupinambá foi de estrema covardia e deve ser sim noticiado! Deixo aqui meus sinceros votos de que eles consigam, de forma pacifica, reconhecer tudo o que lhes foi um dia tomado por pessoas inescrupulosas.

  4. Vocês simpatizantes indianistas não tem ideia da injustiça que cometem a tratar a todos como pessoas inescrupulosas. Vocês deveriam antes de adjetivar negativamente pessoas que não conhecem, se inteirarem da real situação em que se encontra o processo, bem como das 22.000 pessoas afetadas, a grande maioria clientes da Agricultura Familiar e que um dia através de um NADA CONSTA fornecido por um CARTÓRIO DE IMOVEIS adquiriram licitamente o que agora é considerado Terra Indígena, de brancos, afrodescendentes e até descendentes de estrangeiros.
    Indianistas porque não conhecem nada de índio. Quem conhece de índio são indigenista, como os Irmãos Vila Boas, Marechal Rondon

  5. Aos ilustres anônimos, devo dizer que ninguém é dono da verdade,mas emitir opinião, mesmo que contrariando interesses, é um direito de todos.

    Não costumo perder tempo com polêmicas, principalmente com comentaristas anônimos que se acham sumidades e donos da verdade. Já participei de muitos movimentos no passado e sei muito bem como algumas coisas funcionam nesse País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
agosto 2013
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031