BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

TRANSPORTE: CONFUSÃO BENEFICIOU O GOVERNO JABES, AFIRMA ESTUDANTE

Foto: Maurício Maron/Jornal Bahia Online.
Foto: Maurício Maron/Jornal Bahia Online.

Ontem, na sede da Justiça Federal em Ilhéus, a divulgação do resultado da auditoria sobre o sistema de transporte coletivo provocou tumulto. Depois de informar que a Fipe indicou aumento da passagem para R$ 2,63, o prefeito Jabes Ribeiro foi bombardeado por protestos. Um dos manifestantes chegou a insultá-lo, foi a “deixa” para o governo encerrar a audiência.

Na saída da sede da JF, os manifestantes se exaltaram e a PM agiu para contê-los. Um estudante foi ferido (na pantorrilha) por uma bala de borracha, outro foi preso. Entrevistamos um integrante do Reúne Ilhéus logo após a confusãoSegundo ele, o tumulto “só serviu aos interesses do governo Jabes”. “Encerrar a audiência sem apresentar maiores explicações sobre a avaliação da Fipe era tudo que o prefeito queria”.

Nosso entrevistado criticou o formato da audiência. “Só quem representava alguma entidade podia falar. A fala não estava aberta para o povo, o governo impôs a sua ordem especial do discurso”. Também questiona por que o público presente não teve acesso a nenhum documento da auditoria. “Perguntamos a Isaac [refere-se ao secretário de desenvolvimento urbano], ele disse que vai colocar tudo no portal”.

Comentário do Blog.

A Prefeitura de Ilhéus age de modo estranho. Na segunda-feira 17, anunciou que as empresas acionaram a justiça para aumentar a tarifa e, na mesma nota, disse que só aumentará o preço, se a auditoria apontar essa necessidade. Quatro dias depois, o resultado da avaliação, atrasado há mais de três meses, apareceu. 

O resultado já não era conhecido na segunda-feira, quando o governo falou da ação judicial dos empresários? 

O governo também não divulgou o encontro realizado na Justiça Federal com antecedência e de forma ampla.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

5 respostas

  1. Na apresentação o professor foi questionando sobre um grafico, ai ele disse que está meio confuso porque tinha acabado de fazer. Ai eu questionei se tinha feito agora? A resposta foi evasiva e eu disse, professor vc acabou de desmentir e contradizer o prefeito. Sem resposta pra mim, ficou muito claro para os presente, fora os defensores do prefeito e os puxa sacos, que essa apresentação foi convocada as pressas para tentar evitar que o reúne ganhe apoio e justifique um aumento de passagem ainda com um apoio de ”auditoria” esse governo de fato é o que muitos merecem, uma pena que nós todos pagamos caro por essa turma está no poder, somos roubado nosso futuro como cidade.

  2. Senhores, não duvido nem um pouco que a pesquisa possa ser tendenciosa ou imprecisa, embora eu não afirme isso. Mas, se o Reuni Ilhéus declara que a confusão beneficiou o governo Jabes, porque então fizeram a confusão e a algazarra (marca registrada do movimento)? Quando aprenderão que protestos inteligentes e pacíficos são muito mais eficazes do que essa bagunça?
    Essa coisa de usar a força e o grito para vencer é coisa de quem não tem argumento para convencer; por isso esse movimento não tem apoio popular.

    Sobre a passagem, tema central da matéria, é obvio que existem interesses para que a mesma sofra aumento, resta saber de quem e por qual motivo. Num entanto, seria absurdo elevar o valor da passagem; pelo contrário, a passagem deveria baixar, pois foi desonerada pelo governo federal.

  3. Os empresários de transportes lançam um valor absurdo 3,19 a população se revolta depois disso eles realizam uma comissão vergonhosa e estipulam o valor que na verdade o empresariado quer de aumento,ACORDA ILHÉUS JÁ TAVA TUDO ESQUEMATIZADO,a cidade do absurdo, cade o MP pra investigar isso,cade os vereadores servidores pagos para defender a população,ilhéus VEM PRA RUA VEM!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
março 2014
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31