BLOG DO GUSMÃO

PAIS DE ALUNOS VÃO PROTESTAR CONTRA JABES

Os responsáveis pelos alunos da rede municipal lotaram a Câmara de Ilhéus.
Os responsáveis pelos alunos da rede municipal lotaram a Câmara de Ilhéus. Foto: Ed Camargo.

Nesta quinta-feira 8, professores de Ilhéus se reuniram com os responsáveis pelos estudantes da rede municipal, na Câmara de Vereadores.

De acordo com a APPI/APLB-Sindicato, pais e outros familiares dos alunos manifestaram apoio às reivindicações dos professores. Os docentes exigem que a prefeitura pague o piso nacional da categoria e reajuste os salários de todos os servidores, como manda a constituição.

Segundo Ailton Matos, pai de um aluno, a luta dos trabalhadores é justa e deve ser apoiada por todos. Ele listou os problemas enfrentados nas escolas de Ilhéus. Conforme Ailton, faltam transporte escolar e merenda de qualidade, e vários colégios funcionam de modo improvisado em imóveis alugados.

Uma comissão de responsáveis pelos alunos vai acompanhar o movimento dos trabalhadores e mobilizar outros pais e familiares dos estudantes para um ato público, marcado para quarta-feira 14, às 14 horas, em frente ao IME, na Avenida Canavieiras. 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

10 respostas

  1. Caros Pais – Seus filhos não estão aprendendo nada, desde o ano passado tem sido esse lenga lenga , o prefeito não paga professores, não da condições para as escolas, não dá a merenda escolar , mas o pior de tudo, seus filhos sairão analfabetos dessa historia.
    Peçam a seus filhos para dizer quanto é é 171 + 171 e eu duvido que saibam.
    Tergunte onde esta o sujeito na frase, Spomos todos idiotas.
    Lamentavelmente . em nenhum lugar a população esta sendo tratatada como em Ilhéus.
    E a justiça e o MP já deviam ir embora daqui.

  2. E um absurdo q este homem esta fazendo com a populacao. Vingativo e CRUEL, mais DEUS e fiel ak se faz ak se paga. O FIM DA VIDA DE PESSOAS MAS, e muito triste!

  3. Dos salários tudo bem, mas o professor também não quer abrir mão de um centavo em prol dos alunos pois quando falta vale transporte não vai dar aula em Banco central de jeito nenhum, professores fazem greve dizem que vão pagar aulas referente aos dias de greve, e na hora de pagar essas aulas é uma verdadeira vergonha. Falar a verdade é preciso poucos desses professores tão brigando por seus direitos e muitos são para não trabalhar mesmo, para ficar em casa. professores tão achando ruim os salários? Então por que não mudam de profissão? Então por que não vão para outro município? E por que os contratados trabalham sem reclamar? Seria bom que todos os alunos fossem estudar em outros municipios e quando esses professores resolvessem trabalhar não tivessem alunos para eles trabalharem. como pode os professores fazerem tudo isso e os alunos ficarem esperando sem poder fazer nada e ainda por cima serem prejudicados?

  4. Manoel Santana…respondendo sua perguntas: 1-nao mudamos de profissão porque como disse é profissão e não um bico.
    2.os contratos trabalham coagidos e muito deles não passaram em seleção ou n tem qualificação para estar la. normalmente contrato é Quem n passou no CONCURSO . 2 vc podem fazer sim, vao ao ministério publico e cobrem o cumprimento dos dias letivos. uma merenda de qualidade e não biscoito e suco ou comidas estragadas mal refrigerada que seus filhos comem. o professor não briga apenas pelo salario digno, mas sim, pra garantir que vc não seja obrigado a comprar Folhas de oficio nem material escolar que e obrigação do município dar. seus filhos estudarem em escola que quando chovem molha l a fora e dentro das escolas, não adianta professor esta na sala e quando forma pra chover suspender aula porq a sala fica escura e molha tudo…VA AO MINISTERIO PUBLICO.. FISCALIZE SUA ESCOLA E SUA COMUNIDADE COMO TEM QUE SER FISCALIZADO E COBRE AS PESSOAS CERTAS.ASSIM ESTARA CUMPRINDO SEU PAPEL DE CIDADÃO.

  5. Quem vê Ilhéus hoje, não imagina que ela já foi chamada de “Princesinha do Sul”. Ilhéus era uma cidade aconchegante, bonita e limpa. Suas praias eram paradisíacas e o seu mar era um azul cristalino. Os turistas que aqui chegavam ficavam extasiados com tanta beleza, Ilhéus era cantada em versos e prosas. Era a “menina dos olhos” de Jorge Amado. Havia Segurança, Saúde, Iluminação pública, as ruas eram pavimentadas, as escolas públicas funcionavam com ensino de excelência, sem que nenhum professor precisasse fazer greves ou paradas para lembrar aos órgãos públicos dos seus direitos.
    Hoje a “Princesinha do Sul” perdeu a majestade. Ilhéus está abandonada, suas ruas esburacadas e sujas, não existe segurança pública, não existe iluminação pública, saúde de qualidade e a educação está jogada às traças. O respeito com o educador há muito tempo não se vê. As escolas recebem apenas uma maquiagem, o essencial para uma educação de qualidade não existe. A Ilhéus de hoje nada tem a oferecer a quem vem de fora muito menos aos seus moradores nativos. Não existe vontade política para melhorar o município, o que existe são aves de rapina devorando com toda avidez o que restou da nossa cidade. O pior de tudo é que a população não reage, é estática diante do que está acontecendo. Quando acontece uma manifestação, seja ela de estudantes, funcionários públicos ou professores, estes são chamados de “Vagabundos” ou “Preguiçosos”. Não demora para que todos nós ilheenses recitemos o poema de Maiakóvski:
    “Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem:
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas