BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

QUESTIONAMENTO E PROTESTO CONTRA O REAJUSTE DA TARIFA

Foto de Jerberson Josué.
Foto de Jerberson Josué.

Na tarde de sexta-feira (30), dezenas de estudantes do Colégio Estadual Paulo Américo protestaram contra o aumento da tarifa de ônibus. Eles bloquearam a Av. Ubaitaba e, depois, o acesso ao terminal urbano de Ilhéus. 

O aumento foi anunciado pelo prefeito Jabes Ribeiro no último dia 20. A tarifa subirá de R$ 2,40 para R$ 2,60 a partir de amanhã (1º).

Jabes explicou que as empresas se comprometeram a melhorar o serviço prestado à população. No mesmo dia, uma porta de um ônibus da Viametro caiu durante o percurso. 

Uma leitora nos enviou fotos e um vídeo do episódio. Ela questionou a legitimidade do reajuste da passagem enquanto um veículo usado para transportar pessoas se desmancha em movimento.

Atualizado às 14h12.

A prefeitura de Ilhéus informa que o reajuste da tarifa foi adiado para o dia 8 de junho.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

3 respostas

  1. Serviço de Transporte Público, tem que ser de qualidadepois se fossem feitas as revisões nos onibus eles não sairiam as ruas com as portas quebradas, os ferros em que os passageiros se apoiam dentro dos onibus se fizerem uma vistoria uma boa parte estão quebrados, faltam cadeiras na metade do onibus e uma boa parte deles o sinalizador de Parada Obrigatória ficam em silêncio, isso sem falar que os passageiros ficam esperando o motorista passar o troco desempenhando o papel de cobrador atrasando a viagem.Motoristas não podem desempenhar duas funções, até o elevador para os deficientes emperram.

  2. O serviço de transporte público de Ilhéus, está um caos e o governo de jabes ainda quer aumentar passagem de õnibus,,,,serviço de transporte só adquiri qualidade com a queda do monopólio das empresas de onibus….seria melhor colocar mais empresas de transportes públicos… para população ter um serviço de melhor qualidade. Precisamos urgentemente de mais duas empresa para prestação de serviço na zona rural e urbana….e também o serviço de barca…ligando os Bairros Teotônio Vilela – Centro – Pontal e vice e versa…….só assim vejo que teriamos um transporte para atender a demanda da cidade de Ilhéus.

  3. Estou deixando, guardando, acumulando, me poupando, para curtir a Copa 2014 aqui no Brasil, claro. Mas, esse assunto não vai dar para ficar para depois do maior evento esportivo do mundo!!!!
    Em dezessete de junho, faz exatamente um ano que, em todo País foram feitos protestos contra o aumento da tarifa do transporte público. Em Ilhéus, ao que parece esse problema social, não foi capaz de sensibilizar as autoridades e governo. Sabemos que a situação do município é grave economicamente, baixa arrecadação, servidores públicos sem reajustes, o comércio pedindo socorro, a saúde precária, educação em greve, um caos…
    Diante desse quadro catastrófico onde não se tem condições de fazer “nada”, como os empresários do transportes públicos conseguiram “sensibilizar” os poderes públicos? Ilhéus tem uma tarifa alta, as condições da frota é preocupante, a qualidade dos serviços é ruim, a mobilidade e a infraestrutura urbana padecem, o governo não oferece alternativas de transportes públicos como hidroviário e a solução é majorar o preço da passagem, agravando e dificultando ainda mais a vida dos trabalhadores e da população.
    O governo não estabelece diálogo com a sociedade, a Câmara deixou de ser a casa do povo. A solução é o chefe do poder executivo municipal tomar coragem e instituir no município a Política de participação Social – PNPS – e o Sistema Nacional de Participação Social – SNPS – como acaba de fazer a Presidente Dilma Rousseff, com o Decreto 8.243 de 23.05.2014, em resposta aos “conflitos” por melhorias de políticas públicas, com objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil. Tudo é uma questão de transparência, compromisso e participação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
maio 2014
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031