BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

ORGULHO DE SER FILHO DE ILHÉUS

BebetoPerfilPor Bebeto Galvão

Pouquíssimas cidades na Bahia e no Brasil dispõem de qualidades tão plurais e marcantes quanto a nossa amada Ilhéus, terra de muitos títulos, de muita tradição, muita história. Terra conhecida nos cantos e recantos do planeta por dar vida aos imortais personagens de Jorge Amado. Uma terra abençoada pela natureza, de uma geografia privilegiada, de turismo acalorado, que respira cultura e transpira encantos.

Mas, nesse aniversário de 480 anos que a cidade completa, podemos afirmar com toda certeza que o maior patrimônio do município é o orgulho do ilheense, que bate no peito para dizer: sou filho de Ilhéus, a Terra da Gabriela, a Princesinha do Sul, a Capital do Cacau. Um povo que vibra com a sensação de ter nascido nesse lugar. Um povo que, mesmo diante de tantos problemas públicos, mesmo com tanto abandono, jamais deixou morrer a tradição de uma terra que é fonte de inspiração para a Bahia e para o Brasil. E eu, filho de Ilhéus, onde me criei, onde criei meus filhos, onde aprendi a trabalhar, onde me preparei como profissional e me tornei político, tenho esse orgulho vivo e irradiante batendo no peito. Quem é ilheense sabe do que estou falando, pois também sente o couro cabeludo arrepiar quando vê nossa cidade sendo homenageada.

Agora abro um parêntese para relatar alguns depoimentos de pessoas de outras cidades a respeito de Ilhéus. Muitos dizem: Ilhéus já foi bonita; Quem foi Ilhéus um dia?; e outras coisas do tipo. Eu discordo. Acho que Ilhéus continua linda como sempre. Mas sei que Ilhéus precisa ser apropriada por seu povo. Falta gestão, falta capacidade política para governá-la ou para representá-la? Faltam projetos mais robustos para cuidar do produtor rural, do lavrador, do comerciante, do turismo, enfim, das pessoas de Ilhéus? Falta sim, falta tudo isso. Ilhéus precisa de voz. Mas precisa também que nós ilheenses tomemos as rédeas da situação e aí, sim, poderemos voltar a entoar com mais segurança os dizeres de Gabriela Cravo e Canela, que falava: “eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim…”.

Vamos agora usar nosso orgulho, o sentimento de defesa por nossa terra a favor do município e não apenas para alimentar a saudade de tempos bons que já tivemos outrora.

Bebeto é filho de Ilhéus, líder sindical e ex-vereador da cidade.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

3 respostas

  1. Conheço Bebeto a muitos anos, tenho prazer de ser seu amigo, sempre uma pessoa equilibrada, caratér, etico, estaremos bem servido na camara de deputado, espero que continue o amigo de sempre.

  2. KKKKKKK…. agora ele ama Ilhéus…. quando precisa dos votos do povo… e pq o título de eleitor dele era, em 2010 de Camaçari??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
junho 2014
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30