BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

JUIZ CHAMA BORARIS E ARAPIUNS DE “FALSOS ÍNDIOS”

Meninas Arapiuns e Borari cantam músicas de roda em português e em nheengatu. Imagem: Ana Aranha/Repórter Brasil.
Meninas arapiuns e boraris cantam músicas de roda em português e em nheengatu. Imagem: Ana Aranha/Repórter Brasil.

Sentença do juiz federal Airton Portela, de Santarém (PA), se refere aos indígenas das etnias Borari e Arapium como “falsos índios”. Os povos originários ocupam área reconhecida em 2011 como território indígena pela FUNAI e ameaçada pela ação predadora de madeireiras. 

Com o apoio da FUNAI e do IBAMA, boraris e arapiuns passaram a monitorar e denunciar as ações ilegais de madeireiras no território que reivindicam. Conforme reportagem de Ana Aranha (Repórter Brasil), em novembro de 2014, fiscais interditaram serrarias e embargaram os Planos de Manejo Florestais em execução na área.

Ainda segundo a repórter, duas semanas depois, no que foi interpretado como uma resposta à operação, o juiz Airton Portela declarou a “inexistência” das identidades indígenas e questionou o laudo antropológico da FUNAI para determinar que o órgão deveria suspender o processo de demarcação, liberando a exploração da floresta pelas madeireiras.

O juiz federal Érico Freitas Pinheiro acatou apelação do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu em março de 2015 a sentença que negava o direito à autodenominação aos boraris e arapiuns. Com a suspensão, os madeireiros foram obrigados a deixar o território reivindicado pelos indígenas, no entanto, o Ministério da Justiça ainda não publicou a portaria declaratória de demarcação da área.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

2 respostas

  1. É como em Olivença. Se essas peçinhas de olhos puxados não são índios, são o quê? Japoneses!?!?

  2. tTENHO CERTEZA QUE ESTAS CRIANCAS LINDAS……SAO INDIOS…………MAIS SE ESTAO ACHANDO QUE NAO E PROVAVELMENTE ESTAO PENSANDO QUE E DA INDONESIA……..MIM POUPE…………..MAIS CLARO DO QUE ISSO …SO COLOCANDO AZEITE…..DEOIOXEM AS CRIANCINHAS SEREEM FELIZES…….!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas