SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DÁ “PUXÃO DE ORELHA” NO GOVERNO JABES

Fábio Vilas-Boas. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.
Fábio Vilas-Boas. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

O secretário de saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participou hoje (11) em Ilhéus da inauguração do setor de Hemodinâmica do Hospital São José.

Fábio destacou que o novo equipamento vai reforçar a lista de serviços médicos de alta complexidade disponíveis para os usuários do SUS no município. Procedimentos como cirurgias cardíacas poderão ser realizados na unidade.

Além disso, explicou o secretário, o consórcio intermunicipal da policlínica vai atender a demanda por serviços de média complexidade, como as consultas a especialistas.

Se há expectativa de melhora para os serviços da média e alta complexidade, o mesmo não ocorre com a rede de atenção básica. Nesse quesito, disse o secretário estadual, “Ilhéus precisa levar um puxão de orelha. É preciso ampliar a atenção básica de Ilhéus para parar de ficar entupindo a emergência do [Hospital] Regional. Não é possível que a pessoa vá para a emergência com pressão alta, com o diabetes descompensado e o pé diabético infectado, quando na verdade ela deveria ser atendida no posto de saúde. É preciso fazer um esforço.”

Ouvimos o secretário de saúde de Ilhéus,  Antonio Ocké, que também estava no ato, sobre o “puxão de orelha”.  Ele explicou que o município vai realizar um concurso para contratar profissionais da saúde. Sete postos estão sem atendimento por falta de médicos e enfermeiros: os da Ponta da Tulha, Aritaguá, Sambaituba, Rio do Engenho, Vila Olímpio, Santo Antônio e Lagoa Encantada. 

Ocké também lembrou que ainda no governo Newton Lima, o município se comprometeu a só contratar profissionais da saúde por meio de concurso público, o que inviabiliza hoje a contratação por outros meios.

Além do mais, informou Ocké, o Hospital Regional Luiz Viana Filho também recebe recursos para prestar serviços típicos da rede de atenção básica, como os citados por Vilas-Boas. 



2 responses to “SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DÁ “PUXÃO DE ORELHA” NO GOVERNO JABES

  1. A saúde da nossa cidade está absurda mesmo, um puxão de borelha é muito pouco para o caos q estamos vivendo aqui. Vamos aguardar essa melhoria !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *