BLOG DO GUSMÃO

ILHÉUS INICIA PROJETO DE CIRURGIA PLÁSTICA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

OCKÉ
Antonio Ocké, secretário de saúde de Ilhéus. Imagem: SECOM/Ihéus.

Da SECOM/Ilhéus

Em abril, o município de Ilhéus inicia o programa de cirurgias de reconstituição de mama em mulheres que tiveram seus seios retirados de forma total ou parcial (mastectomia) por motivo de câncer. Na última quarta-feira, 9, o secretário de Saúde, Antonio Ocké, se reuniu com representantes do Hospital São José e os técnicos Fernanda Ludgero, da Alta e Média Complexidades, e Bruno Vasconcelos, do setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para discutir estratégias visando aprimorar o atendimento às pessoas acometidas com a doença.

Na oportunidade, foram discutidas questões relacionadas às consultas, biópsias, quimioterapia, cirurgias, além da reconstituição da mama em mulheres que foram ou terão indicação de mastectomia. “Será por meio de cirurgia plástica, que é implantação de prótese de silicone. Avançamos na proposta que é o atendimento via ambulatorial por mastologista para 80 mulheres por mês via pacientes do Sistema Único de Saúde (Sus), que é considerado atualmente um dos melhores da Bahia, devido ao número e qualidade de atendimentos realizados”.

De acordo com Antonio Ocké, o enfrentamento ao câncer de mama é uma das prioridades da atual gestão. Ressaltou que “a importância de realizar esta cirurgia está além do que podemos perceber. Uma mulher que tem uma ou as duas mamas retiradas pode sofrer vários transtornos psicológicos. Assim, a cirurgia plástica dará a ela força para continuar lutando, sem se sentir diferente ou inferior às demais”.

O secretário de Saúde lembrou ainda que seguindo orientação do prefeito Jabes Ribeiro, foi triplicado o número de atendimentos, com a contratação de mais cirurgiões oncológicos. “Ampliamos o leque de cirurgias sempre em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Essas cirurgias hoje pactuadas para reconstruir as mamas serão financiadas com recursos do município. Com isso, Ilhéus sai mais uma vez na frente, pois na Bahia será o primeiro Unacon a realizar cirurgias plásticas em pacientes com câncer”.

Por sua vez, José Slaibe Filho, médico responsável por esta área de cirurgias da Santa Casa de Misericórdia, observou que a reconstituição de mama pode ser realizada imediatamente após a retirada do seio doente, ou de forma tardia, tempos depois da primeira cirurgia para a remoção do tumor.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

4 respostas

  1. PORQUE DIMINUIU AS COTAS DOS ESXAMES (MENSAL)PARA POPULAÇÃO ?? ECOCARDIOGRAMA QUE ERAM 5 (CINCO) PARA UMA POPULAÇÃO DE 200.000 HABITANTES CAIU PARA 2(dois)E OUTROS EXAMES SEGUIU O MEMSO RUMO. PARA ONDE ESTA INDO ESSA VERBA ??? $$$$$$$$$$$$$$$$$ A LÓGICA SERIA QUE SE TODO ANO EXISTE O REAJUSTE DE VERBA, AUTOMATICAMENTE O Nª DE EXAMES DEVERIA AUMENTAR, CONTUDO EM ILHÉUS DIMINUI.
    “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

  2. A quem estão pensando enganar? não estão fazendo o básico imagine este procedimento, querem ver, vms esperar quem vai fazer a operalização deste procedimetos.

  3. OLA PESSOAL……..RECENTEMENTE UMA AMIGA MINHA VIR A FALECER .ELA TEVE CANCER DE MAMA.. FEZ AS QUIMOTERAPIAS.FEZ A MASTECTOMIA….POUCO DEPOIS RESOLVEU FAZER ESSA TAL DE IMPLANTACAO DE MAMA….NO QUAL ELA VIR A OBITO…ACHO QUE EM VEZ DO GOVERNO ESTA PERDENDO TEMPO FAZENDO INPLANTACOES.. DEVERIA DAR APOIO..PSICOLOGICOS..IMPLANTAR PROTESES PARA PACIENTES QUE RETIRARAM A MAMA. E MESMO QUE COLOCAR A VACA DENTRO DO BREJO..E AS INFECCOES?? E DEPOIS DA INPLANTACAO TEM QUE VOLTAR PARA FAZER O BICO DO SEIO.O PACIENTE TER AINDA POR CIMA QUE SE SUBMETER A NARCOSE…ANESTESIA PAREA DORMIR…TODO ESSE PROCESSO QUE UM PACIENTE TER QUE ENFRENTAR…EU TIVE CANCER DE MAMA.PODERIA TER COLOCADO TANBEM ESSA INPLANTACOES..MAIS O PROPIO MEDICO MIM ACONSELHAR..PARA AS QUESTOES ANTES E DEPOIS.,,,E SE A INPLANTACAO NAO FICAR IGUAL AO O OUTRO SEIO.????O MEDICOS DEVERIAM..DAR MAIS INFORMACOES AOS PACIENTES DO ANTES E O DEPOIS…E TODO O PROCESSO QUE UM PACIENTE TER QUE ENCARAR…….ACHO QUE TEMOS QUE NOS ACEITAR ..RESOLVI USAR UMA PROTESE DE SILICONE QUE SE USA DENTRO DO SUTIAN…..DE QUE TER QUE PASSAR POR TODO ESSE PROCESSO…..!!!!!!!!!! PENSEM MUITO ANTES DE TOMAR UMA DESCISAO DESSAS .E UM PROCESSO LONGO….ISSO QUANDO NAO VAI A SEPULTURA ….COMO A MINHA AMIGA TERMINOU FALECENDO POR CAUSA DESSAS INPLANTACOES… SUCESSO A TODOS…..E APRENDAM A SE AMAR MAIS….SO O AMOR PREVALECE…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
março 2016
STQQSSD
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031