A Tocha Olímpica chegou em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, na manhã desta quinta-feira (19). Na Bahia o revezamento da tocha vai percorrer 27 cidades, incluindo Salvador, até o próximo dia 27. O encerramento será em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco. No Brasil, o símbolo dos jogos olímpicos vai passar em 300 cidades.
A freira franciscana, conhecida como irmã Cristina, foi uma das pessoas que conduziram a tocha em Teixeira de Freitas. Para ela, o símbolo tem um significado universal e de grande importância para a união dos povos. “Me senti lisonjeada e ao mesmo tempo com uma responsabilidade muito grande. A tocha olímpica transmite a unidade das fraternidades, dos povos, e a paz que deve ser espalhada pelo mundo. O esporte tem essa propriedade de unir os povos, torná-los iguais, fazer cada um representar o seu talento”.
Em Porto Seguro, onde a tocha olímpica chegará na noite desSa quinta-feira (19), no distrito de Arraial D’Ajuda. A tocha atravessará de balsa até o município de Santa Cruz Cabrália e retornará à cidade histórica para ser conduzida.
A prefeitura de Porto Seguro organizou festas em comemoração à presença do fogo olímpico.
A Tocha Olímpica estará em Ilhéus no próximo sábado dia 21. A Avenida Soares Lopes será interditada das 12 às 21 horas para recebê-la.
Segundo a secretaria estadual de comunicação, a tocha traz a mensagem de paz, união e amizade do maior evento esportivo do Planeta e apresenta detalhes e elementos de brasilidade, e também referências às riquezas naturais e culturais do Brasil. Produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa cerca de um quilo e meio e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta.
