BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

VOLTA DE JAMIL À CÂMARA DERRUBARIA ARGUMENTO DO HABEAS CORPUS

Ex-vereador Jamil Ocké.
Ex-vereador Jamil Ocké. Imagem: ASCOM-Ilhéus.

No voto proferido na última terça (29), quando defendeu a saída de Jamil Ocké da prisão, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto deu ênfase ao que chamou de “fato superveniente”. Trata-se da novidade que sucedeu a primeira decisão coletiva do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) para um recurso da defesa do réu: a extinção do seu mandato de vereador. Antes disso, a corte havia negado liberdade ao membro do Partido Progressista (PP).

Diferentes trechos do voto destacam a novidade levada ao processo no último dia 9. Para o desembargador, “a perda do cargo político do único vereador da oposição retira do mesmo qualquer tipo de influência do cargo público que lhe propiciava a suposta prática delitiva, caindo o argumento acerca do abalo ocasionado à comunidade local e do respeito que deve ser conferido à população e a possibilidade de reiteração delitiva, baseado no simples fato do mesmo permanecer no exercício da função pública”.

O magistrado reafirmou esse entendimento em outro ponto. “A perda do cargo de vereador já retira, por si só, a potencial capacidade de lesão à ordem pública, especialmente se considerarmos que os crimes imputados ao paciente [réu] possuem intrínseca ligação com a função pública que exercia”, escreveu.

Como o Blog do Gusmão informou ontem, ao autorizar a saída de Jamil do presídio Ariston Cardoso, o TJ-BA impôs uma série de restrições ao réu. Entre elas, a proibição de acessar a Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Por força das circunstâncias, ao mesmo tempo em que ganhou liberdade – ainda que restrita -, Jamil se afastou de uma eventual volta ao poder. Contudo, é importante lembrar que ele não foi alvo de condenação. A Justiça poderá inocentá-lo ao fim do processo. Nessa hipótese, caso haja tempo, poderia lutar para restabelecer o mandato.

Acesse a decisão do TJ-BA.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
setembro 2017
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930