BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

MULHER COM CÂNCER SOFRE À ESPERA DE VAGA NO HOSPITAL SÃO LUCAS

Eliana Bastos da Cunha  precisa ser transferida para Itabuna.
Eliana Bastos da Cunha.

Eliana Bastos da Cunha está internada desde agosto no Hospital São José, em Ilhéus, e enfrenta dificuldades para se tratar contra um câncer de tireoide. 

Em contato com o Blog do Gusmão, a família dela afirmou que a paciente necessita de sessões de quimioterapia e radioterapia. 

Para os pacientes do SUS na região, o segundo procedimento é realizado em Itabuna, no Hospital São Lucas, unidade conveniada ao Sistema Único de Saúde. De acordo com Cíntia Menezes, sobrinha de Eliana com quem conversamos hoje por telefone, Bastos precisa ir ao hospital itabunense cinco dias por semana para realizar o tratamento. No entanto, o município de Ilhéus não tem uma ambulância com oxigênio disponível para levá-la diariamente.

A família chegou a transportar Eliana num veículo particular, sem o aparelho de oxigênio, “mas a falta de ar é constante, tanto que ela já teve que fazer uma traqueostomia”, explicou Cíntia.

Menezes acredita que Eliana enfrentaria a doença de forma mais digna internada no São Lucas. Porém, a direção do hospital alega que não tem vaga para recebê-la. 

Conforme a sobrinha, a paciente está há pelo menos 40 dias sem a radioterapia. Ela permanece internada no Hospital São José “apenas para ter um conforto”, enquanto espera a vaga no São Lucas.

O Blog do Gusmão também conversou hoje por telefone com a secretária de Saúde de Ilhéus, Elizângela Oliveira, que já havia obtido informações sobre o caso. Segundo a gestora, a paciente “está em fase terminal” e não resistiria às viagens diárias entre as duas cidades. “Por isso o São José optou por solicitar a vaga em Itabuna”.

Oliveira entrou em contato com a unidade itabunense, mas, ainda não há estimativa sobre a data de liberação da vaga.

O blog não conseguiu manter contato com a direção do Hospital São Lucas. Este espaço está aberto caso a instituição queira prestar esclarecimentos.

Atualizado às 8h25min de 4 de novembro de 2017.

Após a publicação da matéria acima, Eliana conseguiu a transferência para o Hospital São Lucas – veja aqui.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
novembro 2017
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930