
Por Luiz Castro.
A Loja Maçônica Elias Ocké, completou no último dia 28 de novembro, 49 anos de fundação, com a participação de inúmeros maçons oriundos de várias Lojas Maçônicas da região circunvizinhas, além de realizar 4 (quatro) iniciações de novos maçons.
O compromisso do homem maçom: com a maçonaria a sociedade e a família.
Com a maçonaria:
O homem maçom tem que honrar a Maçonaria na qual logrou ingressar. Honrando a Maçonaria, estará honrando a si mesmo. Sempre que esta Instituição lhe solicite o labor e o sacrifício de algum tempo, será isso feito em prol de uma causa justa e nobre. Portanto, deve ser atendida, sem nenhuma discussão.
Também constitui um dever contraído consigo mesmo, o homem maçom trabalhar em beneficio da humanidade. Este dever ressalta o rumo do grande ideal de amor a felicidade que a Ordem Maçônica homologa para ser executado. O sim fim social, é a reconstrução do Templo de Salomão.
Tal Templo nada mais é do que a terra gloriosa, os homens reunidos em uma só família pela fraternização consciente.
Por isso a Maçonaria não louva, os preconceitos de raça, de classe, para proclamar a igualdade dos homens, tanto no direito à vida como no da liberdade.
A observância da pratica da virtudes é outro dever pessoal do maçom. Os indivíduos virtuosos são os padrões de uma geração, pela excelência da sua bondade e pela confiança que inspiram.
O maçom deve adquirir grande força moral sobre si mesmo, ser assíduos aos trabalhos da Loja, amigo dos irmãos, portar-se como cidadão filantrópico, que sabe que a caridade é a virtude por excelência.