CONTÁGIO DE CONJUNTIVITE AUMENTA NO VERÃO, ALERTA OFTALMOLOGISTA

Conjuntivite.

O médico oftalmologista, sócio e diretor do Hospital de Olhos – CENOE, Antônio Nogueira, informa a população que durante o verão os casos de conjuntivite tendem a aumentar. “O calor e a umidade do ar favorecem a disseminação do vírus, podendo causar uma epidemia principalmente em locais com grandes aglomerações”, explica.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a esclera (parte branca do olho). A infecção pode ser de origem alérgica, bacteriana ou viral. 

Segundo Antônio Nogueira, a prevenção deve consistir na adoção de normas de higiene, como lavar as mãos e evitar coçar os olhos em locais públicos. O oftalmologista também orienta não partilhar de peças de uso individual, como travesseiros, sabonetes e toalhas.

A infecção costuma afetar os dois olhos e dura aproximadamente uma semana. Nesse período, é importante ficar em casa e trocar fronhas e toalhas diariamente.

Ao sinal dos primeiros sintomas da doença, a pessoa deve consultar um médico oftalmologista, que poderá diagnosticar o tipo da conjuntivite e conduzir o paciente ao tratamento adequado. 

Sintomas: Sensibilidade à luz, olhos velhos e lacrimejantes, visão embaçada e borrada.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *