RUI COSTA NÃO TEM NOME PREFERIDO PARA A NOVA PONTE ILHÉUS-PONTAL

O governador Rui Costa e o vice-prefeito José Nazal. Imagem: Clodoaldo Ribeiro/Secom-Ilhéus.

O Governo da Bahia acredita que a construtora OAS vai concluir a nova ponte Ilhéus-Pontal e as suas vias de acesso ainda neste ano.

O governador Rui Costa (PT) reafirmou a previsão durante a sua visita mais recente à cidade, na manhã da última sexta-feira (19), quando conversou com a imprensa no canteiro de obras da ponte.

Na oportunidade, o Blog do Gusmão perguntou a Rui Costa se ele tem um nome de preferência para dar à nova ponte. “Não. Nós não definimos ainda nome. É evidente que o município pode discutir. As pessoas podem discutir. Nós não temos ainda sugestão. O aeroporto de [Vitória da] Conquista, por exemplo, foi batizado de Glauber Rocha, após uma ampla discussão na cidade e na Assembleia Legislativa. [Em Ilhéus], provavelmente, quando se aproximar a inauguração, esse debate vai ficar mais forte. A ponte, além de um grande equipamento de mobilidade, será um novo cartão-postal de Ilhéus”, respondeu o governador.

Na tarde desta segunda-feira (22), numa breve conversa via WhatsApp, o vice-prefeito José Nazal (Rede Sustentabilidade) nos informou que “o assunto ainda não foi discutido” no âmbito do governo municipal.

Comentário do Blog do Gusmão.

Na praia do Cristo, após ouvir a resposta do governador, um colega da comunicação social nos disse que ainda não havia pensado sobre o nome da ponte. Depois de ouvir a pergunta, ele mesmo se perguntou se o novo elo será também “Jorge Amado”, como o aeroporto. No embalo, lembrou da vez em que itabunenses tentaram colocar o nome do escritor grapiúna na Avenida Cinquentenário. Como se sabe, a proposta não avançou.

Nada contra Jorge Amado, à memória de quem dedicamos todo o respeito, mas, pensamos que a nova ponte deve ter o nome de uma mulher, por uma questão de dívida histórica com o feminino e, sobretudo, de criatividade: há muitos nomes de homens nas coisas do mundo. A julgar pelo protagonismo que Jorge Amado atribuiu às mulheres dos seus romances, ele certamente aprovaria a ideia. Fica a sugestão para o governador e a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.



3 responses to “RUI COSTA NÃO TEM NOME PREFERIDO PARA A NOVA PONTE ILHÉUS-PONTAL

  1. Sugiro que a ponte deva chamar-se: “Pontal de Ilhéus ” – nome antigo do bairro. Ou então O SAVEIRO, barco de pesca dos que colonizaram o Pontal.

  2. Creio que o nome mais apropriado deveria ser Ponte do Cristo por ficar na praia do Cristo e exibir a extraordinária imagem.
    Estrela.

  3. Pela ilustre representação da história do bairro pontal, advogado e juíz de direito, Dr. Tandick Rezende é uma ótima sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *