BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

PUXADA DO MASTRO: SEPLANDES E MACHADEIROS PLANTAM MUDAS

Vanessa Paim dos Santos, gerente de Gestão Ambiental de Ilhéus. Imagens: Clodoaldo Ribeiro.

No último sábado (20), a Associação dos Machadeiros, o Instituto Floresta Viva e a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes) de Ilhéus promoveram o replantio de mudas de árvores na Flores Ipanema, local de onde foi retirado o tronco para a Puxada do Mastro.

A ação conjunta ocorreu uma semana depois do tradicional ritual da Puxada do Mastro de São Sebastião, evento que consiste na derrubada do tronco de uma árvore. O ato de fé, devoção e sacralidade envolveu nativos e visitantes – relembre.

Para compensar o tronco removido, as instituições plantaram 35 mudas no entorno da cepa (local do corte). O objetivo é garantir a preservação da natureza e a tradição do povo Tupinambá. A árvore do ritual vai ficar exposta até o próximo ano na entrada da Igreja de Nossa Senhora das Escadas.

“A vida segue, a tradição continua”, assegura Erivaldo Batista, presidente da Associação dos Machadeiros de Olivença.

O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal (REDE), destacou o cuidado para o replantio nessa edição da Puxada do Mastro. “Este ano, entretanto, com uma singularidade: as espécies plantadas foram cuidadosamente escolhidas, respeitando as características do ecossistema da região”.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (SECOM) de Ilhéus, foram plantadas 10 espécies de Guanandi (Calophym brasiliense), oito de Pau-Brasil (Caesalpinia echinata), quatro de Jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra), quatro de Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha), duas de Jequitibá rosa (Cariniana legalis), duas de Pati (Syagrus botryophora), duas de Juçara (Euterpe edulis) e uma de Pequi verdadeiro (Caryocar brasiliense), Maçaranduba (Manilkara huberi) e Sapucaia (Lecythis pisonis).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas