
O Mercado dos Peixes faz parte da paisagem urbana da Avenida Beira-Mar, um dos pontos turísticos mais visitados de Fortaleza. Tradicional, o equipamento passou por uma requalificação e mudou de lugar: saiu da área central da avenida para ocupar uma de suas extremidades.
A estrutura do mercado é simples. A simplicidade encanta porque tem o suporte da organização e do cuidado com a higiene. Lá, os pescadores e marisqueiros têm a central de tratamento e higienização, onde beneficiam os frutos do mar para a venda no mercado a preços convidativos.

O visitante, por sua vez, além de comprar o pescado com bom preço, tem a opção de solicitar o seu preparo. O serviço custa dez reais por quilo do produto.
Um leitor deste blog fez essa experiência com um quilo de camarão. “Era tipo um pistola médio”, relatou. Frito com alho, o camarão ganhou a companhia do vinagrete de cinco reais e do baião de dois cotado a R$ 10. O custo ficou bem menor do que nas cabanas de praia, onde meio quilo de camarão pequeno não sai por menos de 90 reais. Eis um exemplo de negócio popular que beneficia os pescadores e tira o atravessador da cadeia produtiva, barateando o produto final para atrair mais turistas.
Outro aspecto positivo do mercado são as homenagens a figuras históricas e personalidades simples do Ceará, como pescadores e jangadeiros. Trata-se de um exemplo do esforço do governo municipal para valorizar a identidade e a história cearenses. Um dos jangadeiros homenageados, o Mestre Jerônimo, participou do filme “É tudo verdade”, de Orson Welles. O cineasta norte-americano rodou parte da obra no Brasil.

Apesar de todos os elogios, o leitor identificou um problema. Como a estrutura fica muito próximo do mar e não há nenhum mecanismo de contenção, materiais como copos descartáveis caem frequentemente na praia. Mesmo extremamente limpo na sua área interna, o mercado causa esse dano ao meio ambiente.

A requalificação do Mercado dos Peixes ocorreu durante o primeiro mandato do prefeito reeleito em 2016, o médico Roberto Cláudio, do PDT. O correligionário e aliado do ex-ministro Ciro Gomes está no seu segundo mandato.

Uma resposta
EXCELENTE Reportagem. Parabéns aos Editores.
E quanto à Gestao Municipal, vamos por em PRÁTICA?
A Central de Abastecimento e a Feira-Livre de ILHÉUS pedem SOCORRO.