ADVOGADA EXPLICA SERVIÇOS DO BALCÃO DE JUSTIÇA

A advogada Liz Zumaeta. Imagem: Redireito.org.

A advogada Liz Zumaêta coordena o Balcão de Justiça e Cidadania do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado perto da antiga praça Cairu, no Centro de Ilhéus. A coordenadora procurou o Blog do Gusmão para explicar aos nossos visitantes o trabalho de mediação jurídica da unidade. Segundo ela, é importante dar ampla visibilidade a “um serviço muito bom” e “pouco conhecido”.

O “balcão” atua nos casos em que as partes de uma relação jurídica chegaram num consenso e desejam estabelecer um acordo. A unidade “realiza mediações consensuais relativas à área de família (divórcio, pensão alimentícia, dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade, etc) e também à área cível (cobrança de dívidas, conflito de vizinhança)”, explicou a advogada.

Liz usou o exemplo do divórcio para explicar o passo a passo do atendimento ao público. Uma pessoa que deseja se divorciar em acordo com o cônjuge pode ir ao SAC e solicitar a senha para ser atendida na sala do Balcão de Justiça. No local, a equipe vai orientá-la sobre a documentação necessária. “Após esta triagem, faremos uma ficha de atendimento, marcando o dia e horário da audiência, que será realizada no próprio setor, por mim. Depois da audiência, é só aguardar a sentença, que será proferida pelo juiz da 1ª Vara de Família, Helvécio Argollo. Entramos em contato com as partes, via telefone, para a entrega da sentença. E então o caso está resolvido”, detalhou a coordenadora.

Na imagem desta matéria, Zumaêta aparece com as flores que recebeu de uma mulher atendida no “balcão”. Na oportunidade, a advogada disse ao site Redireito que o gesto a emocionou. “Emocionante viver um momento como esse, e sentir a gratidão de quem se vê acolhido na garantia de seus direitos”.

O Balcão de Justiça e Cidadania é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia. O atendimento ao público funciona das 7h30min às 13h, de segunda a sexta. Obtenha mais informações pelo telefone (73) 3232-4402.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *