BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

CAMPEÃ OLÍMPICA VÊ “PRECONCEITO” EM ABORDAGEM DA PM

Judoca Rafael Silva. Imagem: O Globo.

Noite de quinta-feira (22) no Rio de Janeiro. Uma mulher está dentro de um táxi na Avenida Brasil. Quatro homens se aproximam em outro carro. São policiais militares. Eles sinalizam para o taxista encostar o carro numa das vias urbanas mais movimentadas do país e ordenam que a passageira desça do veículo. Ela é preta.

Um homem da lei perguntou onde a mulher trabalha. “Não trabalho, sou atleta”, respondeu a judoca Rafaela Silva, que conquistou a primeira medalha de ouro brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. “Você é aquela atleta da Olimpíada, né?”, perguntou o policial. Rafaela confirmou. Antes de ser liberada, ainda teve de explicar às autoridades que estava apenas “tentando voltar para casa”, em Jacarepaguá.

De volta ao táxi, Rafaela ouviu do taxista a reprodução da conversa que ele teve com outro policial durante a abordagem. Questionado pelo PM, o motorista disse que pegou a atleta no aeroporto. “Ah tá! Achei que tinha pego na favela”, teria dito policial.

“Isso tudo no meio da av. Brasil, e todo mundo me olhando, achando que a polícia tinha pego um bandido, mas, era apenas eu tentando chegar em casa. Esse preconceito vai até aonde?”, questionou a atleta no Twitter. “A gente no Rio de Janeiro tem que passar essa vergonha. Preto não pode andar de táxi, porque deve estar assaltando ou roubando?”, indagou, dessa vez, num vídeo publicado no Instagram.

Em nota, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro disse que apura o caso.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
fevereiro 2018
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728