BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

MORRE DONA NIVALDA, ANCIÃ DO POVO TUPINAMBÁ

A Cacique Valdelice e sua mãe, Dona Dinalva Amaral (com o microfone).

Nesse domingo (29), em Ilhéus, Dona Nivalda Amaral de Jesus, anciã do povo tupinambá, faleceu aos 86 anos. A comunidade indígena a sepultou na manhã desta segunda-feira (30), no Cemitério de Nossa Senhora da Escada, em Olivença.

Nivalda deu à luz a Cacique Maria Valdelice, liderança da aldeia Itapoã, localizada em Águas de Olivença, no litoral sul ilheense. Mãe e filha são referências da luta por melhores condições de educação e saúde para o povo tupinambá e pela demarcação do território reivindicado junto ao Ministério da Justiça, instância responsável pela publicação da portaria declaratória que oficializa o reconhecimento das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

Hoje (30), o prefeito Mário Alexandre (PSD) e o vice-prefeito José Nazal (REDE) emitiram nota de pesar pelo falecimento de Dona Dinalva. Segundo os gestores, ela “deixa uma história de luta por seu povo e um legado de liderança, conquistando amigos e semeando o diálogo como principal ferramenta da construção da harmonia e da paz”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas