BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

“ASSOCIAÇÃO DE CEGONHEIROS” DESTRÓI ÁRVORES DAS PRINCIPAIS VIAS DE ILHÉUS

Equipe da associação de cegonheiros faz poda sem qualquer critério técnico. Imagem: Blog do Gusmão.

Com o consentimento da Prefeitura de Ilhéus, uma associação de motoristas de caminhões cegonha está mutilando e destruindo inúmeras árvores que prestam serviços ambientais nas principais avenidas da cidade.

A associação alega que carros transportados em caminhões foram arranhados. A justificativa vale, mas as podas não podem ser realizadas de qualquer jeito.

Plantas localizadas nas vias que dão acesso à zona urbana de Ilhéus, a exemplo da BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna) e BA-001 (Rodovia Ilhéus-Olivença), além de outras dentro da cidade, nas Avenidas Lomanto Junior, Itabuna e Soares Lopes, recebem podas que não obedecem as normas estabelecidas pela ABNT.

Poda radical de copa. Procedimento completamente errado. Imagem: Blog do Gusmão.

O péssimo serviço realizado pode ser considerado crime ambiental, conforme a lei 9.605/1998. Cortes feitos em determinadas partes facilitam a proliferação de fungos e pragas, prejudicam os sistemas de defesa e de crescimento, podem matar as árvores e geram risco de queda de troncos, colocando em perigo a vida de pedestres, ciclistas, condutores e pessoas que moram perto.

Poda parcial mutilou um lado da copa da árvore. Imagem: Blog do Gusmão.

Funcionários da prefeitura ouvidos pelo blog, e que preferem não se identificar, disseram que o serviço destruiu muitas árvores, com destaque negativo para os ipês-roxos da Rodovia Ilhéus-Olivença, que estavam em processo de recuperação.

Com essa poda malfeita, em tempos chuvosos ou de ventos, essa árvore pode tombar para o lado que está o peso da copa. Imagem Blog do Gusmão.

Infelizmente, a maior parte da população de Ilhéus e seus poderes públicos enxergam as árvores como simples ornamentos, como se fossem enfeites de plástico.

Vale ressaltar a importância e os benefícios da arborização urbana, conforme o livro “Árvores para Cidades”, de Eloina Matos e Luciano de Queiroz.

  • As árvores permitem às pessoas das cidades o contato com a natureza, que é um importante componente da vida humana e aumenta o bem-estar da população;

  • As árvores refrescam o ambiente e alteram o microclima, favorecendo a ventilação e diminuindo a temperatura local. É só comparar a amenidade debaixo da sombra de uma árvore e a pleno sol.

  • Diferentes formas, cores, texturas e odores das plantas permitem o aguçamento da capacidade de observação e o aumento da criatividade;

  • As árvores atraem e abrigam a fauna, especialmente as aves, que com seu canto e beleza contribuem para que as pessoas tenham mais contato com a natureza. As aves também auxiliam na dispersão das sementes;

  • Uma cidade arborizada é considerada uma cidade bonita e, além de fazer bem aos seus moradores, é uma atração para seus visitantes;

  • O sombreamento oferecido pelas árvores ajuda na conservação do asfalto e de outras estruturas de alvenaria e aumentam o tempo de vida útil desses materiais;

  • A vegetação, especialmente das encostas, diminui o impacto das gotas e favorece a absorção das águas das chuvas; assim, evita a erosão (retirada de camadas do solo), reduz o escoamento da água e diminui o impacto das enxurradas e enchentes;

  • A presença de árvores nas vias públicas e nas áreas verdes de modo geral cria oportunidade de educação ambiental tanto escolarizada como informal;

  • O plantio de árvores nativas no ambiente urbano contribui para a difusão da flora nativa e para a conservação dos recursos genéticos brasileiros, que são patrimônio da sociedade;

  • As árvores exercem uma importante função ambiental; além das fronteiras das cidades, elas “aprisionam” o carbono atmosférico, diminuindo os efeitos da mudança global climática. O plantio de árvores nas cidades faz valer a máxima da ecologia “pensar globalmente e agir localmente”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

4 respostas

  1. Cidade de ninguém todo mundo faz o quer, se tivesse fiscalização, mais aqu infelizmente só o que funciona são impostos contra os cidadãos esquecidos pelos governantes fantasmas se é que mim entendem…

  2. Ilhéus nem carro vende .pra eles estarem cortando árvores .só uma concecionaria na cidade …que deve vende um carro por mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas