BLOG DO GUSMÃO

DOIS COLÉGIOS ESTADUAIS RECEBEM PAINÉIS DE ENERGIA SOLAR

Imagem: Secom/Bahia.

Da Secom/BA.

Colégios da rede estadual de educação estão recebendo sistemas de geração solar fotovoltaicos, em uma ação desenvolvida pela Coelba em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, por meio do Programa de Eficiência Energética da distribuidora. O objetivo é promover o uso racional e eficiente de energia elétrica, combater o desperdício e criar hábitos e práticas racionais com o uso de energia elétrica. Os colégios estaduais Leopoldo dos Reis, no Cabula, e Fernando Macedo Costa, em Cajazeiras, foram os primeiros a receberem os equipamentos. Cerca de 20 escolas devem ser alcançadas na próxima etapa do projeto.

No Colégio Estadual Fernando Macedo Costa foram instaladas 16 placas com os equipamentos que compõem o sistema de geração solar, que já estão funcionando há dois meses. “O impacto na conta de energia já é muito perceptível com a redução da conta da escola em mais de 30%, mas esta diminuição é progressiva. Porém, o mais importante é o efeito no eixo pedagógico, uma vez que toda a comunidade escolar ganhou a consciência da importância das energias renováveis, criando o interesse dos estudantes pelo tema”, destacou o vice-diretor Ângelo Souza Oliveira. O gestor disse ainda que antes de receber os painéis, a escola teve todas suas lâmpadas trocadas por LED.

O sistema também foi instalado no Colégio Estadual Leopoldo dos Reis. “Neste momento, a Coelba está trabalhando aqui, trocando o padrão de entrada da energia para que na próxima semana já possamos contar com o pleno funcionamento dos equipamentos. Antes, houve a troca das lâmpadas por LED em toda a unidade escolar, o que já gerou uma economia de 30% na conta de luz. Nossa expectativa é que o custo mensal seja reduzido em 95% a partir do uso da energia solar”, destacou o diretor da escola, Derivaldo de Santana da Silva.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas