BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

ILHÉUS REFORÇA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO NAS ESCOLAS

Foto: Clodoaldo Ribeiro.

O aumento no número de casos de sarampo no Brasil e a baixa cobertura vacinal enfrentada pelos municípios nos casos de gripe trouxe um sinal vermelho para a Prefeitura de Ilhéus. Por causa disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prorrogou até sexta-feira, 21, o alerta à população para que busque as unidades de saúde para tomar a vacina. Segundo o Núcleo Regional de Saúde, 9.046 doses foram aplicadas contra o sarampo (83,02%) e 9.121 doses aplicadas contra a pólio (83,72%). A meta no município é vacinar 10.895 crianças em Ilhéus e parta isso, a ação vai alcançar todas as escolas do município.

O diretor de Vigilância em Saúde do município, Gleidson Santana Sousa, informa que toda a rede de saúde está mobilizada em torno das ações contra o sarampo e a poliomielite. “A população deve procurar as salas de imunização nas unidades de saúde do município. O alerta vai para as pessoas de 1 a 49 anos que ainda não tomou a vacina, e aquelas que, na sua carteira de vacinação, não constar comprovante de imunização, estas sim devem procurar o mais rápido possível os postos”, alertou. 

Caso importado – Com relação a um caso recente importado de Manaus, Gleidson salientou que a Sesau tomou todas as medidas epidemiológicas dentro do prazo oportuno, com bloqueio vacinal e busca ativa dos contatos que o infectado teve durante o período na cidade. “Estamos monitorando os dois casos secundários que apareceram, mantendo o controle possível com bloqueio da transmissão. Por isso, a vacinação é o modo mais eficaz de inibir a volta de doenças já eliminadas no país, como a poliomielite e o sarampo”, acrescenta o diretor.

Ação nas escolas – Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a Sesau está vacinando alunos da rede de ensino pública e privada. Depois de levantamento junto às unidades de educação, foi solicitado autorização dos pais e responsáveis para aderir à mobilização, mediante envio da caderneta de vacinação para a aplicação das doses. Em Olivença, onde foi registrado o caso primário, os alunos das escolas Jorge Calmon, Arlete Vieira e Semente da Esperança, já foram imunizados. A ação, segundo o Setor de Imunização, deve expandir para creches e escolas da sede e interior.

Já está em formatação, uma nova capacitação para toda rede municipal de saúde sobre o manejo crônico e prevenção ao sarampo. Temas como a circulação do vírus do sarampo no mundo, a ocorrência dos últimos surtos no Brasil e em Manaus, assim como as informações em relação aos sintomas, as ações de controle a partir da notificação dos casos e as orientações a respeito do isolamento social do paciente no período de transmissão da doença serão debatidos para ajudar a combater o vírus no município.

A vacina está disponível em todas as salas ativas de vacinação na rede de postos de saúde do município e também no CAE II – antigo SESP.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
setembro 2018
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930