BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

EXCLUSIVO: VIADUTO CATALÃO APRESENTA GRAVES FALHAS NOS PILARES E VIGAS

Viaduto Catalão inaugurado em 31 de março de 1955. Imagem: Rodrigo Macedo/Secom-Ilhéus.

Em maio deste ano, a Prefeitura de Ilhéus emitiu nota pública para tranquilizar as pessoas sobre o estado do Viaduto Catalão (veja aqui).

O texto afirmou que o guarda-corpo (a mureta) do único viaduto de Ilhéus não oferecia riscos a pedestres e motoristas.

Após instauração de inquérito civil com o auxílio do escritório do CREA/BA em Ilhéus, UESC, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Central Especializada de Apoio Técnico (CEAT do Ministério Público), a 11º promotoria do MP-BA decidiu exigir que o executivo municipal recupere o viaduto, inclusive o guarda-corpo.

No ofício encaminhado ao secretário de infraestrutura, transporte e trânsito, Átila Dócio, o promotor Paulo Sampaio exige que seja apresentado, até o dia 15 de dezembro de 2018, um projeto de recuperação e qualificação do equipamento viário.

De acordo com o promotor, um parecer técnico “relatou graves falhas estruturais com possibilidade de riscos para pedestres e veículos que ali transitam no Viaduto Catalão”. Dentre os problemas vistos, “foram encontradas graves falhas estruturais existentes nos pilares e vigas do equipamento”. A partir desse problema, o MP exige que a prefeitura impeça o tráfego de veículos pesados no elo entre os altos da Conquista e Teresópolis.  

O MP também exige: o tratamento da oxidação existente nas armaduras dos pilares e vigas; eliminação das graves falhas estruturais existentes na armadura da malha da laje de mesa do equipamento; eliminação dos pontos de desplacamento da parte inferior da estrutura; eliminação das estruturas comprometidas do guarda-corpo; instalação de sistema de drenagem de águas pluviais; e projeto viário de impedimento emergencial de circulação de veículos pesados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

  1. Fiz diversas matérias sobre isso. Duas delas, foram comentadas pela Secretaria de Obras, que nada viu. Estiveram no local colocaram apenas um tapume e até hoje nada fizeram e isto já tem mais de um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
novembro 2018
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930