BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

SETOR DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR RESPONDE DENÚNCIA DE PAIS DE ALUNOS

E-mail de Rita Marcia Kruschewsky, responsável pelo setor de alimentação escolar da secretaria de educação de Ilhéus, nega denúncia de pais de alunos da Escola Marrianne Eckes sobre a qualidade da merenda servida pelo governo Marão.

A denúncia foi publicada nessa segunda-feira, 26, (veja aqui).

Leia as explicações.

Prezado Gusmão,

O Município de Ilhéus atende mais de 100 unidades escolares nesta administração, e temos conseguido oferecer alimentação de qualidade, com cardápio variado em cumprimento a quantidade de nutrientes estipulado pelo PNAE, inclusive com almoço servido no mínimo 3 vezes por semana. Obviamente a amplitude de ações (entrega de alimentos, acondicionamento e preparo etc) e agentes envolvidos, além das dificuldades estruturais de áreas mais remotas são questões que podem permitir uma ou outra falha, mas nada que seja habitual.

Por isso a nossa surpresa com a matéria que diz servir o atual governo “pipoca seca” às crianças. A matéria empresta um cunho de ação contumaz, porém retrata uma situação específica. No dia relatado estávamos na comemoração do dia das crianças, e estas participaram de atividades diversas fora da escola, algumas destas culturais; Nesse caso, a pipoca foi um item do lanche a ser levado, que se adequa às referidas atividades. Neste mesmo dia foram oferecidos outros alimentos às crianças na escola.

Gostaríamos de convidá-lo a visitar as unidades que escolher e constatar como tem sido realizado o trabalho. Temos lutado pela oferta de alimentos com maior teor nutricional, enriquecendo o cardápio. Nesta semana estamos fazendo um teste de aceitabilidade com alimentos novos que podem ser oferecidos no cardápio 2019. Queremos detectar as preferências dos alunos quanto ás preparações para o almoço, não apenas dos tipos de alimentos mas quanto à forma como é preparado. A palatabilidade é uma questão primordial, que aumenta o apelo do alimento e aceitação das crianças.

Ao mesmo tempo temo realizado capacitação das merendeiras para receber e preparar alimentos agroecológicos. Se agricultores que produzem alimentos orgânicos participarem das licitações será possível contar com produtos de maior qualidade na mesa das crianças, e isso exige um preparo adequado dos atores envolvidos. Esta administração tem se planejado para que isto aconteça.

O Setor de Alimentação Escolar está a disposição para maiores esclarecimentos.

Rita Márcia Kruschewsky.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

  1. Boa noite.Trabalho na alimentacao escolar sou merendeira ha 10 anos na rede e nao posso deixar de expressar aqui o que acho e ja agradecendo pela oportunidade.Gusmao nos seguimos um cardapio este e para ser seguido por todos as (os) merendeiras(os)inclusive com visitas e ficalizacao do Cae e setor de alimentacao do municipio para que seja cumprido este cardapios.Nele deve ser seguido o preparo de 3 dias sendo comida cada dia e 2 dias de lanche.Mesmo nos 2 dias de lanche nunca fomos orientados a servir pipoca e suco deve ser servido em um desses dois dias Ressalto ainda que as criancas tem como sobremesa um tipo de fruta em dias de comida.A atual gestao atraves da seduc representada pela pessoa da Secretaria Eliane o setor de alimentacao na pessoa da Nutricionista Rita juntamente com Karine tem inclusive nos ofertado com cursos de capacitacao com o intuito de ofertarmos uma alimentacao saudavel e de qualidade para nossas criancas.inclusive a qualidade dos alimentos e as entregas foi um dos pontos que melhorou muito se comparar com gestoes anteriores.Nao sei o que houve mas acredito ser informacoes sem fundamento.Mas uma vez agradeco pelo espaco.Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
novembro 2018
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930