BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Óleo nas praias: capitão da Marinha pede que as pessoas não espalhem mensagens falsas

Capitão Giovani Andrade faz alerta sobre mensagens falsas. Imagem retirada de vídeo.

O Capitão de Corveta, Giovani Andrade, informou em vídeo que circula nas redes sociais, que a unidade da Marinha de Ilhéus está recebendo grande parte do material encontrado em Ilhéus e Itacaré e enviou para o Rio de Janeiro para análise. O objetivo é verificar se há correlação com o material que tem sido encontrado nas praias do Nordeste.

O Capitão informou que é preciso que a população evite postar ou encaminhar mensagens com este teor sem saber a procedência da informação, pois causam alarde e pânico e acabam atrapalhando o trabalho daqueles que estão empenhados em garantir a segurança. “Muitos materiais foram encontrados, fragmentos na praia de Olivença e em Itacaré e todos foram enviados para ver se existe relação com o outo material. São pequenos fragmentos e as pessoas ficam com medo acreditando ser o óleo que está vindo” destacou ele.

Ele explicou também que o óleo é muito denso e grosso, e que vem por baixo da superfície aquática, não tendo como ser reconhecido via satélite nem visualmente. O óleo é aflorado quando chega perto da margem e fragmentado depois que passa pelas ondas. Os materiais que têm aparecido na região são solidificados e pode ser que já estivessem no local há algum tempo em virtude da bacia de petróleo que existe em Camamu ou dos navios que passam pela área.

Além desses fatores, há pessoas que utilizam esse material para fazer selagem das embarcações de pesca e os resíduos que caem na água chegam à margem, e por esse motivo as pessoas acabam associando uma coisa à outra. “Não podemos descartar qualquer hipótese, mas é preciso ter cuidado com as informações”, afirmou o Capitão Giovani Andrade.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas