Notinhas.

O espaço “notinhas” do BG sempre publica críticas venenosas aos políticos. Hoje abriremos uma exceção.
Os dois principais membros do governo Fernando Gomes na área da saúde têm diabetes, ou seja, fazem parte do grupo de maior risco.
Uildson Nascimento (secretário de saúde de Itabuna) e Juvenal Maynart (presidente da fundação que gere o Hospital de Base) estão com a responsabilidade de possibilitar condições de trabalho aos profissionais de saúde, os guerreiros da linha de frente.
Uildson Nascimento ficou alguns dias isolado, pois um dos médicos que manteve contato apresentou sintomas da Covid-19. O exame deu negativo e o secretário voltou a participar de reuniões (algumas presenciais). A secretaria de saúde tem comprado insumos e EPI´s para a batalha com dezenas (ou centenas) de mortes pré-anunciadas. Uildson tenta convencer o poder judiciário a desbloquear R$ 25 milhões destinados a cirurgias bariátricas e convertê-los para o enfrentamento ao vírus letal.
Juvenal Maynart está com a difícil missão de transformar o Hospital de Base de Itabuna em unidade de atendimento exclusivo para os casos da Covid-19. Vários pacientes com outros problemas de saúde foram transferidos para que no “Base” sejam instalados mais 31 leitos de UTI com respiradores (40 ao todo).
Os dois comandantes além de municiar a rede pública de saúde, devem ter atenção redobrada com o próprio corpo. Qualquer vacilo pode ser fatal.
Com absoluta sinceridade, o BG deseja boa sorte não só aos dois, como a todos os guerreiros da saúde.
Uma resposta
Parabéns Secretário Uildson pelo seu grande trabalho e destemor. Eu lhe conheço e sei da sua dedicação.