Higienização desempenha enfrentamento fundamental ao coronavírus no Hospital Regional Costa do Cacau

Foto: Ascom/reprodução.

O ano de 2020 ficou marcado como um período difícil e de muitas mudanças impostas pela pandemia da Covid-19. O setor de Higienização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRRC), em Ilhéus, desempenha um papel fundamental no combate e na prevenção de contágio da doença na unidade hospitalar.

A enfermeira Fabiana Oliveira, coordenadora de Higienização do HRCC, lembra que foi necessária uma mudança do comportamento, de conscientização e sensibilização, das equipes multiprofissionais. “Nossa equipe que sempre realizou um trabalho bem feito e precisou passar por diversos treinamentos, ela precisava ter um olhar mais crítico, entender o que estava acontecendo nesse processo da pandemia do Covid-19”, disse.

A enfermeira revelou que era preciso entender o vírus, como era que ele era transmitido e o que precisava ser feito na higienização hospitalar para evitar a propagação da doença. “Nós nos preocupamos em resguardar o colaborador, manter ele saudável física e mentalmente, dar o suporte necessário para que ele conseguisse trabalhar com segurança e continuar a desempenhar suas funções laborais com excelência, como sempre”, destacou.

Fabiana Oliveira avaliou que os agentes operacionais de higienização foram muito importantes no controle infecção hospitalar, com a higienização de superfícies de forma correta, minimizando os riscos de contaminação. “Nossas práticas são estudas em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção (CCIH) para que sejam utilizados os melhores produtos, com as melhores técnicas e que os colaboradores, saibam o que estão fazendo. Nessa batalha contra o coronavírus também viramos protagonistas na situação”.

Maria do Rosário Santos ficou internada no HRCC por um período de 8 dias. Ela ficou impressionada com a estrutura e limpeza do hospital. “Eu já tinha ouvido falar muito bem desse hospital, que é lindo e que tem excelentes profissionais, tem tudo isso e muito mais. O Hospital Costa do Cacau é muito bom, excelentes profissionais de todas as áreas, principalmente  da limpeza; o piso parece um espelho de tão limpo que é, aproveito para parabenizar todos os funcionários, principalmente os da higienização” concluiu.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *