Ilhéus: vereador cede parte do salário para melhorar infraestrutura da Coolimpa

Vinícius Alcântara e a sede da Coolimpa em Ilhéus.

O vereador Vinícius Alcântara (PV) destinou R$ 3,9 mil para a limpeza e terraplanagem da área onde está instalada a Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa), responsável pela coleta seletiva de Ilhéus.

A destinação do valor foi uma promessa de campanha do vereador, que vai dispor recursos do seu salário para projetos sociais e ambientais na cidade.

A ação vai favorecer na construção do prédio administrativo da cooperativa,  pleiteada pelos cooperados há, pelo menos, um ano.

Segundo o parlamentar, “A prioridade é ajustar todas as áreas da cooperativa para que os cooperados tenham uma renda adequada e a Coolimpa seja vista como um agente socioambiental importante para manter a cidade mais limpa e sustentável”.

Os próximos passos, de acordo com o parlamentar, são a instalação de um muro e um portão na área a fim de garantir maior segurança para os cooperados, além de ampliar a coleta seletiva para condomínios, empresas e bairros que ainda não são atendidos pelo serviço.

COOLIMPA

A Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa) foi fundada no ano de 2010, em Ilhéus, e conta hoje com 80 cooperados registrados, sendo 25 efetivos. A criação da cooperativa permitiu que várias famílias de catadores saíssem do Aterro Sanitário do Itariri e, com isso, pudessem iniciar um sistema de coleta e venda de material reciclável de forma eficiente, sustentável e segura, reduzindo a destinação de lixo ao aterro.

A cooperativa atende 22 bairros da cidade, recolhendo mensalmente, em média, 15 toneladas de materiais recicláveis, entre papel, papelão, cobre, alumínio, ferro e plástico. Para realizar a coleta, os cooperados dispõem, atualmente, de dois caminhões (um disponibilizado pela Prefeitura de Ilhéus e outro fretado pela cooperativa), além de um galpão, onde realizam a triagem, limpeza e venda do material para redes de reciclagem.

*Com informações do Pimenta Blog.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *