BLOG DO GUSMÃO

Psicólogo afirma não ter visto surto psicótico no soldado Wesley e cita a possibilidade de síndrome de Burnout

Imagem extraída de vídeo.

Em artigo publicado no Instagram e enviado também ao BG, o psicólogo Gustavo Pestana discorda de que o soldado Wesley Góes, morto no último domingo (28) no Farol da Barra, estava sob surto psicótico.

A análise de Pestana não diz respeito ao acirramento político que divide o país. Leia.

Não vejo um quadro de surto psicótico no caso do SD PM Wesley. Ele dirigiu aproximadamente 250 km até Salvador, estava com discurso orientado, escolheu um local de ampla visibilidade e não direcionava aleatoriamente seu protesto. Aparenta, a meu ver, um quadro de nervosismo, agitação e inquietação, que pode estar correlacionado a uma possível Síndrome de Burnout.

Inúmeros profissionais da segurança pública têm passado por isso em todo o Brasil, como também, por quadros de transtorno de adaptação, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico e outros quadros ansiosos.

Entendo que as pessoas costumam negar suas fragilidades e as instituições precisam urgentemente ampliar o acompanhamento em saúde mental, pois as guerras, revoluções e pandemias têm esse efeito de desorganização mental coletiva e individual.

Indo além, estamos numa intensa dualidade política e, cito o ditado popular: ”na briga da onda do mar e a rocha, quem sempre perde é o siri”.

Por fim, é muito mais fácil dizer: “minha cabeça dói!”, ao invés de dizer: “meu coração está em pedaços!”

Negamos amplamente a necessidade de acompanhamento em saúde mental, e infelizmente, só lembramos disso frente a tragédias. Dessa forma fica sempre mais fácil falar:

”Estava louco e perdeu o juízo”. “Era um fanático!!”

OBS.: A minha opinião não se refere a questões de visão política partidária. Apenas faço um alerta sobre a urgência na “ampliação do acompanhamento em saúde mental no Brasil!”

Aqui não estou tratando das decisões tomadas pela PM-BA, pois não estava no local para entender quais decisões deveriam ser tomadas, tampouco sou especialista em gerenciamento de crise.

Trate-se de um questionamento de um profissional que lida com a saúde mental, quer seja no ambiente coletivo ou no individual.

 Um questionamento: qual a última vez que você procurou um profissional em saúde mental ?!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

  1. Excelente análise do Dr. Os gestores públicos deveriam ter mais atenção ao avanço de distúrbio e doenças mentais. Esse tema, infelizmente é um tabu para sociedade! É necessário ampliar o debate…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas