Pandemia: números de Vitória da Conquista mostram descontrole da Covid-19 em Itabuna e Ilhéus

 

Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus.

De acordo com o IBGE, a população estimada de Vitória da Conquista é de 341 mil habitantes, mais do que o dobro (114%) da população de Ilhéus que tem 159 mil.

Contudo, o número de mortos por Covid-19 na maior cidade do sudoeste baiano é 5% maior do que o triste indicador de Ilhéus.

Quando comparamos Conquista com Itabuna o descontrole também é evidente. A população estimada da primeira (341 mil habitantes) é 60% maior do que a da cidade grapiúna (213 mil).

Lamentavelmente, o número de mortos por Covid-19 de Itabuna é 12% maior do que o de Conquista.

Dados coletados no site da SESAB nesta terça-feira (6), às 8h11min., informam que Itabuna já registrou 630 mortos, Vitória da Conquista 561 e Ilhéus 534.

No indicador de mortes por 100 mil habitantes, Ilhéus está à frente com 333, Itabuna com 294 e Conquista com 164 (dados do mapa do G1).

Considerados os números absolutos, Itabuna é a terceira cidade no estado em vítimas fatais. Vitória da Conquista é a quinta e Ilhéus a sexta.

Comentário do BG.

As comparações feitas pelo BG indicam a existência de falhas das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna na gestão da pandemia. Em abril de 2020, o STF conferiu autonomia aos estados e municípios na adoção de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Pelo que se percebe, os dois municípios do sul da Bahia priorizaram a instalação de leitos de UTI e não se preocuparam em frear o número crescente de pessoas infectadas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *