BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Professor da Faculdade Madre Thaís lança livro sobre turismo ilheense

Professor Marco Antônio Correia Bomfim.

“Turismo Ilheense, Um enfoque ético” é o título do livro do professor Marco Antônio Correia Bomfim, do curso do curso de Administração da Faculdade Madre Thaís (FMT), lançado este ano pela editora Dialética. Apesar de ter um enfoque voltado para o setor turístico, o livro tem uma abrangência crítica filosófica do ethos/cultura pós-moderna.

São 196 páginas de um trabalho que analisa o turismo na cidade de Ilhéus, a partir da perspectiva ética. Com um enfoque interdisciplinar e qualiquantitativo, numa abordagem que preza a análise humanística e integral, cuja perspectiva perpassa por um olhar sobre o ethos, mais especificamente enquanto análise da reflexão ética, em seu momento originário (filósofos clássicos).O que denota a especificidade da reflexão e práxis ética acerca do ethos (tradição), bem como o ethos na modernidade (revolucionário), enquanto projeto de uma nova humanidade.

É a partir do enfoque acerca da perspectiva fundante do ethos, que o autor observa a atividade laboral do turismo. Neste intuito procura dialogar com pensadores contemporâneos que refletem tal prática dentro de uma sociedade que se pretende global sem perder de vista o Código Mundial de Ética do Turismo. E para se situar dentro de um mundo que ganha contornos cada vez mais globalizantes, onde a vida humana é coisificada em função de projetos econômicos e políticos, os quais, desrealizam e ressignificam pessoa e vida humana por meio de reengenharias sociais – , faz-se necessária uma reflexão que esteja atenta às relações éticas em suas mais variadas nuances dentro da atividade turística (indivíduo-cultura, indivíduo-indivíduo, esfera particular-indivíduo, esfera pública-esfera particular, esfera pública-indivíduo).

A análise apresentada no livro pretendeu observar na cidade de Ilhéus a relação existente entre o turismo e os valores éticos que norteiam os contatos dos sujeitos envolvidos nesta atividade.

O livro “Turismo Ilheense, Um enfoque ético” é o resultado da dissertação de mestrado do autor. Segundo o professor Marco Bomfim a editora entrou em contato com ele no segundo semestre do ano passado informando que havia lido a dissertação de Mestrado em Cultura e Turismo que foi defendida em janeiro de 2011. O curso foi feito na Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz, tendo como orientadora a professora Dra. Janete Ruiz de Macedo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
agosto 2021
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031