Chocolate da Ju, de Uruçuca, é finalista do prêmio CNA Brasil Artesanal 2021 – Chocolate

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou no mês de Agosto o nome dos sete finalistas do “Prêmio Brasil Artesanal 2021 – Chocolates”. O concurso é realizado pelo Sistema CNA/Senar em parceria com o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para identificar e reconhecer os melhores chocolates artesanais do Brasil.

Entre os sete finalistas do principal campeonato nacional de chocolates estão dois baianos: Chocolate da Ju, de Lucas Arleo, Uruçuca, e Cacau do Céu Chocolates Finos, de Ilhéus.

O Chocolate da Ju é o 1º chocolate tree-to-gril do Brasil, é produzido por produtores de uma família apaixonada por cacau, em Uruçuca, no Sul da Bahia, na Fazenda Santa Rita. A produção surgiu pela iniciativa da pequena Julia Arleo, que chama o seu chocolate de “chocolate de verdade”, já que segue o conceito Tree to Bar, uma produção é feita desde o plantio, seleção do cacau, fermentação, secagem, armazenamento, até a fabricação, quando se transforma em chocolate.

Júlia completou 9 anos recentemente, sempre acompanhou seus pais na fazenda e teve o seu interesse pela produção do cacau aumentado durante a pandemia, quando sugeriu a seus pais a fabricação do próprio chocolate. Para iniciar a produção, Julia pediu e ganhou de aniversário de 8 anos, sua primeira melanger, uma máquina de chocolate. Desde então tem desenvolvido o seu lado empreendedor, acompanhada de perto por seus pais, Lucas e Juliana, que tocam a produção do Chocolate da Ju, deixando-a como coadjuvante no processo, respeitando sua fase estudantil e infantil.

O sonho de Julia é ter no futuro sua loja de chocolate, sabe que até lá ainda tem um caminho a percorrer de aprendizado e desenvolvimento, mas já é consciente de todas as responsabilidades que essa sua paixão irá trazer. Por enquanto Julia demostra todo seu amor pelo cacau através da seu instagram @chocolatedajuoficial.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *