Ciclistas de Ilhéus pedalam 400 km no “Desafio da Independência”

Texto do professor Julio Gomes.

Um grupo de oito ciclistas muito corajosos realizou uma aventura inusitada: pedalar 400 km, continuamente, passando por diversos municípios da Região Cacaueira.

Partindo às 15 horas da Catedral de Ilhéus, no dia 06/09, os esportistas Jorge Feijoada, Cléber, Edval Amaral, Julio Gomes, Luis Carlos (Ceará), Junior Andrade (Caixeirinho), Fernando Fabrício e Marlon de Paula se dirigiram para Olivença, para Una e depois até o entroncamento de Canavieiras, onde chegaram às 20h30 e, após breve pausa, seguiram para Santa Luzia, local onde esperavam encontrar algo para comer, pretensão que se viu frustrada já que ao chegarem nesta cidade, às 0:30 da madrugada, encontraram tudo fechado.

Sem merenda os ciclistas seguiram de Santa Luzia até a BR-101, onde pegaram a direção sul indo até o município de São João do Paraíso, em que chegaram às 2:30 da madrugada e descansaram por cerca de uma hora, cochilando em plena praça pública daquela localidade.

Após conseguir fazer um pequeno lanche em um posto de combustíveis 24 horas, os ciclistas deixaram São João do Paraíso às 4:30 da madrugada, sob frio e neblina intensos, e pegaram novamente a BR 101 retornando em direção a São João do Panelinha, passando por São José da Vitória e Buerarema até chegar em Itabuna, por volta de meio dia do dia 07/09.

Após breve lanche os ciclistas prosseguiram para o norte na BR 101, passando pelo trevo de Uruçuca e indo cerca de 20 km mais adiante, para somar quilometragem, retornando então para Uruçuca e Ilhéus, onde chegaram às 18:00 horas, após 27 horas do mais intenso pedal raiz.

O Desafio da Independência foi organizado por Jorge Feijoada, líder do grupo Pedal Cansado, de Ilhéus, e contou com o apoio de Coyotes Bikes, Superbikes, Pedal Bike e Motos e, obviamente, do grupo de ciclismo Pedal Cansado.

Embora apenas cinco dos oito ciclistas tenham completado o trajeto de 400 km, pois três deles não conseguiram percorrer toda a distância programada e fizeram apenas parte do percurso, a organização do evento fez questão de entregar o troféu de encerramento a todos os oito, ressaltando que “participar de um evento como este não é para qualquer um, pedalar em grande parte deste circuito já é uma expressiva vitória”.

O mesmo grupo pretende realizar, em breve, outros desafios do mesmo gênero, ressaltando que é para ciclistas que se encontram em um patamar mais avançado e que já atingiram considerável condicionamento físico e psicológico, essenciais para garantir o sucesso da empreitada.

 



One response to “Ciclistas de Ilhéus pedalam 400 km no “Desafio da Independência”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *