Faculdade de Ilhéus realiza debate sobre suicídio neste sábado

Considerando a efetividade do mês Setembro Amarelo, a Faculdade de Ilhéus realiza neste sábado, dia 25, às 14 horas, um debate sobre Prevenção ao Suicídio, que terá como palestrantes a senhora Maria Tereza Tragnago Edler e o professor Marcos Aurélio Lordão Rocha. O evento ocorrerá através da Plataforma Teams e, em seguida, será publicado no canal oficial da Faculdade no YouTube.

A iniciativa é dos colegiados dos cursos de Direito e Psicologia da instituição, no sentido de promover uma conversa franca e aberta sobre esse tema complexo e muito delicado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, sendo essa a segunda maior causa de mortes de jovens com idades entre 15 e 29 anos.

A palestra da senhora Maria Tereza, intitulada “Um olhar sensível para a depressão e o suicídio”, tem por base a sua experiência pessoal em razão da perda, em agosto de 2017, de sua filha Thaís. Já o professor Marcos Aurélio Rocha traz como contribuição o tema “Acolhimento aos enlutados por suicídio”. A mediação será realizada pelo professor Gabriel Edler, do Curso de Direito, sendo as palestras abertas a perguntas e depoimentos.

As pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas, como depressão, transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline e outros, que podem levar ao suicídio, sofrem, ainda com o preconceito e o estigma, o que dificulta sua identificação, diagnóstico e tratamento.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *