Secti lança programa de qualificação focado em mulheres com 5 mil vagas gratuitas

O protagonismo feminino na área tecnológica esteve, por muitos anos, reduzido e até mesmo ocultado por causa do machismo presente na sociedade. Pensando em mudar esse cenário, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) lançou, nessa quarta-feira (17), com transmissão pelo canal do Youtube Secti Bahia, o Programa EmpoderADAs.

Serão disponibilizadas 5 mil bolsas gratuitas em cursos ligados à área de tecnologia e mentoria de carreira para mulheres de toda a Bahia. A ação tem o objetivo de fortalecer o mercado tecnológico feminino baiano na área da tecnologia da informação.

Com o apoio das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Educação (SEC) e da startup Womakers Code, a missão do programa é inspirar e impulsionar meninas e mulheres que desejem ingressar ou se especializar em carreiras ligadas à tecnologia e inovação.

O nome do programa foi escolhido em homenagem a Ada Lovelace, mulher reconhecida como a primeira programadora da história a escrever um algoritmo para ser processado por uma máquina analítica de Charles Babbage. Ela desenvolveu algoritmos que permitem que a máquina compute os valores de funções matemáticas e ainda publicou uma seleção de notas sobre a máquina analítica.

Serão 12 cursos, disponibilizados de maneira online pela plataforma da startup. Além dos cursos gratuitos, o Empoderadas também irá ofertar mais de 5 mil vagas para eventos online que serão realizados mensalmente pela Womakers Code. Os eventos estarão focados em prestar mentoria e guia de carreira para as mulheres que fazem ou querem fazer parte do mercado de trabalho nessa área. As inscrições podem ser feitas no site www.maismulheres.tech/p/bahia.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *