Profissionais do HRCC ressaltam a importância da doação de sangue e pedem apoio da população

Hospital Regional Costa do Cacau.

A Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, faz a distribuição, controle e monitoramento de centenas de bolsas de sangue, por mês, destinadas a pacientes da unidade, que necessitam de transfusão. Esse procedimento é essencial para salvar vidas de muitas pessoas acolhidas nos diversos setores da assistência hospitalar.

De acordo com o médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte, responsável técnico pela AT do HRCC, o quadro ainda presente de pandemia da Covid-19, surto de gripe e as chuvas que atingiram a região impactaram a captação nos bancos de sangue e, consequentemente, diminuíram o estoque do hospital. “Neste momento, precisamos sensibilizar a população para doar sangue, atitude nobre que salva vidas”, disse.

“Buscamos ampliar nosso estoque de sangue para assegurar sua disponibilidade aos pacientes que precisam de transfusão. É fundamental o apoio da comunidade para a doação nos bancos de coleta dos municípios da região sul Bahia. Esse ato de solidariedade pode salvar um amigo, um familiar, uma pessoa importante na sua vida ou na de alguém que você conhece”, complementou.

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC ratifica a importância da transfusão de sangue para o paciente e pede o apoio da população para a doação. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, a transfusão salva vidas. Peço as pessoas que doem sangue, assim darão a oportunidade de sobrevivência ao paciente, possibilitando sua volta ao convívio dos seus familiares e amigos”, expressou.

Locais de doação sangue

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.



One response to “Profissionais do HRCC ressaltam a importância da doação de sangue e pedem apoio da população

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *