
A pedido da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou na última quinta-feira (10) a primeira reunião (em 2022) para discutir os problemas do transporte coletivo urbano.
De acordo com o vereador Augustão (PT), que preside a instância legislativa, “o objetivo foi dar seguimento aos trabalhos já realizados pela comissão em 2021, quando foram realizadas audiências públicas”.
Segundo o parlamentar, a comissão discute ações de melhoria diante da crise que atinge o transporte coletivo.
‘‘Não podemos mais usar a pandemia como justificativa, pois boa parte da população já está vacinada, as aulas presenciais já retornaram e as pessoas precisam ir para o trabalho. Os moradores dos distritos enfrentam dificuldades e os feirantes que abastecem as feiras livres, em especial a do Malhado, enfrentam obstáculos para escoar a produção. Muitas localidades só têm um ônibus por dia. É um problema que afeta não só os Ilheenses, mas também os turistas. Nos finais de semana e feriados a situação piora”, afirmou Augustão.
Participaram da reunião o coronel Serpa (SUTRAM), Osman Nogueira (APPI), Josemir Dias (empresa São Miguel), Carlos Alberto Bahia (empresa Viametro), Dinorá Leão e o subtenente Cláudio Duarte (Colégio da Polícia Militar-CPM), Peolla Paula Stein (professora e especialista em mobilidade urbana), Alan Frisso (Faculdade de Ilhéus) e Valério Bonfim (Sindatran).
O diretor da SUTRAM, coronel Serpa, afirmou que está havendo remanejamento de linhas. O objetivo, a curto prazo, é que o serviço retorne ao padrão de normalidade verificado antes da pandemia.
Os representantes das empresas Viametro e São Miguel disseram que as linhas estão sendo ampliadas, com mais veículos para estudantes da UESC, Faculdade de Ilhéus e demais instituições de ensino, tanto na zona sul como na zona norte, em todos os turnos.
