Escolas estaduais dão orientação e disponibilizam equipamentos para inscrições no ENEM

Foto: Ascom-SEC/BA.

As escolas da rede estadual de ensino estão orientando os estudantes para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que seguem até o dia 21 de maio. Dentre as ações, destacam-se: disponibilização de chromebooks e computadores para os estudantes efetuarem as inscrições; orientações em sala de aula; e divulgação nas redes sociais das escolas. Os candidatos devem se inscrever através da “Página do Participante”.  As versões impressa e digital do exame serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o país.

Em Itabuna, o Colégio Estadual Félix Mendonça está disponibilizando chromebooks, computadores e tablets com acesso à internet de banda larga para os alunos realizarem as inscrições na própria unidade, de forma prática e segura. Além disso, eles também recebem orientações e tiram dúvidas sobre o procedimento.

Para o estudante Rodrigo Macêdo, 19, 3º ano do Ensino Médio, este suporte da escola é fundamental. “Desde o processo de isenção da taxa de inscrição, a escola vem realizando uma campanha e praticamente 95% dos alunos conseguiram a isenção no ENEM. Eu fiz a minha inscrição ontem mesmo, aqui na escola, e foi muito rápido. O acolhimento e apoio da escola são muito importantes, pois existem alunos que não têm aparelhos tecnológicos e internet em casa para se inscrevem. Agora, vou focar e estudar mais com calma para fazer boas provas”, afirmou.

No Colégio Estadual de Aiquara, localizado no município de Aiquara, os professores estão orientando os estudantes em sala de aula e a direção está divulgando as informações sobre as inscrições nas redes sociais da unidade e nos grupos de WhatsApp dos líderes de classe. Os alunos que apresentam dúvidas também estão contando com o suporte no processo de inscrições.

A coordenadora pedagógica do colégio, Mirian Sanches, falou das demais ações na preparação dos estudantes. “Estamos elaborando mais um simulado da avaliação para a segunda unidade letiva e aulões abertos à comunidade, a serem realizados na terceira unidade. Os professores foram orientados a reforçarem nas suas aulas os conteúdos estratégicos do ENEM. Além disso, viabilizaremos, junto com o município, o transporte para os dias das provas com oferta de lanche para os alunos”.

Projeto ENEM 100% – Através da iniciativa, serão promovidos aulões virtuais ministrados por professores da rede estadual e voluntários de cursinhos, assim como simulados nas escolas estaduais. A playlist dos aulões de revisão realizados em 2021 pode ser acessada neste link. A SEC continua com a parceria da Rede ENEM, por meio da qual disponibiliza, gratuitamente, um vasto material preparatório para o exame, que pode ser acessado neste link. Na página, o candidato encontra dicas, simulados, planos de estudo, e-Books e outros materiais de apoio. A Rede ENEM também elaborou vídeos que ajudam a esclarecer dúvidas sobre as inscrições e que podem ser acessados no link https://bit.ly/3svepIB.

Com informações da Ascom-SEC/BA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *