BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Depois que a Viametro tirou ônibus, crianças da Escola de Areia Branca só têm aulas em dois ou três dias da semana

Alunos de turmas diferentes estão na mesma sala.

A conivência da Prefeitura de Ilhéus com os desmandos da empresa Viametro, uma das concessionárias do transporte urbano de passageiros, tem prejudicado o desempenho escolar de crianças que assistem aulas na Escola Municipal de Areia Branca, na zona rural do município.

Antes havia um ônibus da empresa Viametro que transportava as crianças de volta para suas casas, às 17h, após as aulas do turno vespertino.

Como a empresa encerrou o funcionamento da linha nesse horário, a direção da escola foi obrigada a fazer um remanejamento das turmas vespertinas para as manhãs. Leia o comunicado da escola enviado aos pais e responsáveis.

A mudança gerou prejuízo na vida escolar das crianças. Alunos da educação infantil só têm aulas às terças e quintas-feiras. Do 1º e 2º anos às segundas, quartas e sextas-feiras.

Para piorar a situação, as salas de aula misturam alunos de turmas diferentes dificultando ainda mais o trabalho dos professores.

Tentamos ouvir a secretária de educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, mas até a publicação dessa matéria não tivemos resposta.

Opinião do BG.

As experiências de sucesso na educação básica e pública passam pelo oferecimento de escolas em tempo integral (manhãs e tardes). O estado do Ceará é um exemplo notável em boa qualidade de ensino por ter iniciado a universalização desse tipo de escola.

Em Ilhéus, cujos indicadores da educação básica são péssimos, o exemplo da Escola de Areia Branca vai na contramão e com certeza coloca o futuro das crianças que nela estudam em risco.

Educação de qualidade é fundamental para gerar expectativa de vida melhor às crianças de famílias de baixa renda. Muitas necessitam da alimentação escolar e, também por isso, necessitam ir às escolas em cinco dias da semana.

Escola Municipal de Areia Branca.

Atualizado às 13h10 de 20/05/2022.

A Secretaria Municipal de Educação encaminhou uma nota de esclarecimento.

Clique aqui.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

  1. Boa tarde. Visito sempre esse portal de notícia e sobre
    essa matéria achei estranho a informação de que essa escola não está tendo aula todos os dias pois vejo os professores no ônibus de segunda a sexta.Tenho uma rocinha antes da escola e vou todos os dias com meu esposo e ainda nunca ouvir ninguém reclamar dessa escola e nem dos professores. Aliás ouço alguns vizinhos que conheço e tem filho estudando lá até elogiando o trabalho delas por isso meu espanto.Sendo assim acredito haver engano quanto a postagem até porque o horário de ônibus precisa ser ajustado como antes da pandemia mas vejo que esse é um problema que não deve ser vinculado a escola e que mais parece ter intuito de prejudicar esses profissionais que certamente são engajados com a educação desde quando eu vi essas professoras caminhando até o lugar mais próximo para conseguir voltar para casa por motivo de estrada ruim e o coletivo não retornou portanto eu vejo na minha humilde opinião que os problemas mencionados na notícia são para reivindicar problemas com a empresa de ônibus mas que ao mesmo tempo são de intuito prejudicial a esses profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
maio 2022
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031