BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Vereador Vinicius Alcântara pensa mais na carreira política do que nas questões ambientais urgentes de Ilhéus

Opinião do BG.

Vinicius Alcãntara e o trampolim.

O ambientalista e vereador em primeiro mandato, Vinicius Alcântara (Cidadania), anunciou sua pré-candidatura a deputado federal.

É evidente que as possibilidades de êxito são remotas. Tal disposição para essa aventura nos parece um sonho menor diante dos obstáculos à conservação do meio ambiente.

No nosso modesto entendimento, o vereador (e seu grupo de apoiadores) deve queimar energias para tentar, de alguma forma, amenizar a situação de abandono da “esmeralda ilheense”.

Nos referimos ao Parque Municipal da Boa Esperança, a joia de nossa coroa, uma unidade de conservação localizada dentro da zona urbana, que há muitos anos está largada sem qualquer controle de visitação. Não faz muito tempo que um barco (desautorizado) foi visto em sua represa.

O município precisa assumir de fato o Parque da Boa Esperança. Essa unidade propicia um exemplo magnífico do ciclo natural da água, é um santuário de flora da Mata Atlântica e tem uma conexão íntima e histórica com a literatura alemã.

Se esse vínculo com a arte for devidamente usado, pode servir como fonte de captação de recursos. Antes é necessário reativar o conselho gestor, revisar o plano de manejo e fazer o novo zoneamento. O maior de todos os desafios talvez seja a promoção da convivência harmoniosa da comunidade do bairro Banco da Vitória com o parque.

A empreitada é imensa, mas precisa ser iniciada. Não vimos até o momento o vereador Vinicius preocupado com esse tema. Temos ciência de que as possibilidades de atuação de um edil são bem restritas, porém, um mandato pode servir para despertar a relevância do assunto.

Regulação do clima (combate ao aquecimento global) e conservação de habitats são as principais pautas da agenda ambiental planetária. São os desafios que mais preocupam a comunidade científica comprometida.

Criar novas unidades de conservação (e cuidar das que já existem) faz parte do segundo desafio citado anteriormente. Em encontros de gestores públicos da área ambiental, criação de UCs e desenvolvimento de políticas capazes de viabilizá-las são motivos de orgulho para quem consegue tirar do papel. Por qual motivo o vereador Vinicius não prioriza em seu mandato o Parque Municipal da Boa Esperança?

O parlamentar acerta ao se preocupar bastante com o descarte irregular de plásticos, agente poluidor que afeta costas litorâneas e, principalmente, os oceanos.

Contudo, até o momento Vinicius não atuou contra o uso indiscriminado de sacolas plásticas em Ilhéus, um dos fatores responsáveis pela sujeira em nossas praias.

O Ministério Publico do Estado da Bahia, por meio da 11ª Promotoria, já demonstrou interesse em atuar nessa direção. Não seria interessante procurá-lo para somar esforços?

Enfim, Ilhéus tem vários problemas ambientais que exigem esforço e atenção dos agentes públicos dispostos a resolvê-los. Discuti-los aqui tornaria o texto mais longo.

A pré-candidatura de Vinicius a deputado federal nos parece um desejo de projeção comum em políticos sem maiores qualidades.

As causas ambientais exigem lideranças abnegadas, inquietas e não podem servir como trampolim.

Ambientalismo não é grife, não é perfumaria.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

6 respostas

  1. o “ingênuo ” sempre teve ambições políticas claras. Ser ambientalista é papo furado, pro lobo fantasiado de cordeiro.

  2. Quero saber QUAL político se preocupa com os munícipes , no Brasil. O cara quer se eleger e fazer disso profissão. Queria ver se tirassem os privilégios e ótimos salários , se apareceriam tantas älmas¨boas para se candidatar e ajudar¨o povo.

  3. Não entendi essa matéria? O cara há anos vem se dedicando em prol da natureza e colocando a mão na massa literalmente e vem uma matéria tendenciosa dessas. Na real vcs gostam é dos políticos de carreira q sustentam a máquina de todos os setores e não fazem nada em prol da cidade. A história se repete, mas falaram a msm coisa qnd ele se candidatou a vereador. Nossa região tem muitos votos conscientes e a resposta vai ser lá na frente. Parabéns Vinicius por lutar e enfrentar toda essa corja

  4. Oxe … este parque e de reposabilidade da prefeitura . que por sinal e improdutiva , pois so é coloca ele em licitação Nacional para exploracao que vai ter uma porrada de empressario de fora querendo explorar o turismo ecologico , Ilheus tem que ter gestor com acessores que saibam trabalhar … prefeito so da tiro no pé ,, Exemplo aero chaique !!

    ( Vão Na chapada Diamantina depois voltem e faça igual .. ) Apredam com os sertanejos .

  5. Se 51% da Câmara de vereadores fosse “Vinicius”, a cidade de Ilhéus, estaria mto bem servida!!!!

  6. Pra quem não sabe, Vinicius Alcântara, recolhia lixo das praias com sua própria família, meu filho e algumas colegas estavam jogando bola, e o mesmo convenceu a todos que ali estavam se divertindo a ajuda-lo, isso foi a 7 anos atrás quando meu filho só tinha 14 anos….Com certeza se for candidato terá meu voto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
junho 2022
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930