BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Governo Marão volta a maltratar árvores que abrigam maritacas em frente à Catedral

Imagem copiada de vídeo.

Sem nenhum critério técnico, a Prefeitura de Ilhéus começou a podar amendoeiras que ficam em frente à Catedral de São Sebastião.

As plantas abrigam inúmeras maritacas que ao entardecer propiciam um lindo espetáculo natural a céu aberto.

As podas, na verdade mutilações, não seguem as normas técnicas definidas pela ABNT NBR 16246-1, e não foram antecedidas por avaliação de biólogo (a) especialista em avifaunas. Provavelmente, muitos ninhos foram destruídos.

O atentado foi divulgado pela advogada Jurena Cintra, numa transmissão ao vivo no Instragram, por volta das 12h40 desta terça-feira (21).

A partir de maio de 2018, quando o prefeito de Ilhéus transformou a Superintendência Municipal de Meio Ambiente num órgão que só emite licenças (várias controversas), a política ambiental do município tem passado por retrocessos.

Quando José Nazal foi secretário de planejamento e desenvolvimento sustentável, e Emilio Gusmão foi superintendente de meio ambiente, servidores da prefeitura e trabalhadores da Coelba que fazem podas passaram por um treinamento. O curso, com aulas práticas, foi ministrado em abril de 2018 pelo professor Arnaldo Bezerra, na época coordenador do Programa de Arborização Urbana da Universidade Estadual da Paraíba (mais detalhes aqui). Os servidores também receberam novas ferramentas e equipamentos de segurança.

O curso foi encerrado com cuidados especiais aplicados no Tamarineiro do Malhado, a árvore mais famosa de Ilhéus (veja aqui).

Infelizmente, com a saída de Nazal e Gusmão, o treinamento foi esquecido e as mutilações retornaram. A atual superintendente, Joelia Sampaio, não tem sensibilidade e não se dispõe a proteger a arborização urbana de Ilhéus.

Assista ao vídeo gravado por Jurema Cintra, advogada voluntária do Grupo de Amigos de Praia (GAP).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

2 respostas

  1. As pessoas falam sem procurar se informarem:Almoço e fico aqui no centro outro dia caiu um galho de arvore que quase me cegava.ai :as pessoas não verem.( Não sou de partido nenhum ).

  2. É lamentável e muito triste ao ver uma sena dessa, é muita covardia e cruel, chega ser nojento e essa situação com esses pássaros. Isso não me surpreende a tamanha covardia desse prefeitinho” Tirano, perverso e malvado, com as Maritacas. É vergonhoso, se as Leis, os Órgãos punissem com rigor o ” Mandante” a coisa seria diferente, mas como sabemos as Leis pra esse tipo de indívio não funcionam e nada acontece. É por isso que as Maritacas vem sofrendo abusos por parte desse governo tirono e nedilgre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
junho 2022
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930