BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Secretaria de Saúde de Itabuna amplia e descentraliza entrega de medicamentos e insumos para diabéticos

Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães. Foto: DCS-Itabuna.

A Secretaria de Saúde de Itabuna está ampliando a descentralização da dispensa de insulina e insumos para pacientes diabéticos atendidos na Rede Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabuna. Com isto, a Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães, no Bairro da Conceição passa fornecer tais medicamentos para os moradores do Zizo, São Pedro, Vila Zara e São Judas Tadeu, além do próprio bairro.

A estratégia de descentralizar a dispensa de insulina e insumos para diabéticos, antes concentrada na Farmácia Pública Municipal, no centro da cidade, vem sendo adotada pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início da estão do prefeito Augusto Castro (PSD), como forma de facilitar o acesso da população diabética à assistência farmacêutica.

Atualmente, o serviço já é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde José Edites dos Santos, no São Caetano, na Unidade Básica de Saúde Möise Hage, no Lomanto Júnior, e na Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista.

Segundo explicou o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Wanderlei Júnior, com a decisão de descentralizar o serviço, desde o ano passado, o número de pacientes assistidos pelo serviço mais que duplicou, passando de 800 ao mês para 1.800 pacientes beneficiados, mensalmente, com a entrega de insulina e insumos para diabéticos, que são regulados pelo sistema informatizado.

“Além da dispensa da medicação e das fitas para aferição da glicemia, os pacientes diabéticos contam com a assistência de um profissional farmacêutico em cada das unidades onde o serviço é oferecido. Além disso, recebe atendimento e orientações de forma individualizada e personalizada, como por exemplo, sobre o uso e como conservar a insulina de forma adequada”, revelou Wanderlei.

Ele disse ainda que até o final deste ano, a descentralização da dispensa da medicação e insumos para diabéticos será ampliada para mais duas unidades. Para tanto, de acordo com o coordenador da Assistência Farmacêutica, a Secretaria Municipal de Saúde fará a aquisição dos equipamentos para a instalação do serviço nessas unidades, já que os medicamentos são chamados termolábeis, sensíveis à ação da temperatura e que, por isso, geralmente requer armazenamento sob refrigeração.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
junho 2022
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930