BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Estudantes de Enfermagem fazem visita técnica ao Hospital Materno-Infantil, em Ilhéus


Estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus realizaram, na última semana, uma visita técnica ao Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, situado no Bairro da Conquista, sob a supervisão da professora Brenda Valles. A atividade objetiva oportunizar aos alunos uma vivência prática nos campos de atuação do enfermeiro, para a consolidação do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, construído pelo Governo da Bahia, foi inaugurado em 6 de dezembro do ano passado e funciona como unidade de referência para a região Sul do Estado, em cirurgia pediátrica e parto de alto risco. Possui 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivo, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências da região, durante 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada às unidades de atenção primária.

A comitiva foi integrada por estudantes do sexto semestre do curso de Enfermagem, através da disciplina Enfermagem na atenção à saúde da criança e do adolescente, ministrada pela professora Brenda Valles. A atividade ocorreu em virtude de parceria entre a Faculdade de Ilhéus e o Hospital Materno-Infantil, que prontamente atendeu à solicitação, após o cumprimento de requisitos necessários.

A visita guiada contou com a apresentação das instalações internas e operacionais dos setores do Hospital, com enfoque na atuação do enfermeiro nos diversos cenários: pronto atendimento infantil, enfermaria de pediatria, centro de parto normal, centro cirúrgico, alojamento conjunto, CME, UCINCo, UCINCa, UTI neonatal, dentre outros. Em seguida, os alunos confeccionaram relatório sobre a visita técnica.

Na opinião da professora Brenda Valles, “o ensino ‘extramuro’ é de grande valia no processo de formação. Permitir que os alunos consolidem o conhecimento teórico no campo prático, por meio de vivências, é uma ótima oportunidade para o despertar profissional. E poder conhecer o Hospital Materno-Infantil, que tem trazido tantos benefícios para a região devido aos excelentes resultados na assistência, sendo 100% SUS, só reforça o papel diferencial de uma equipe qualificada. O desejo é que eles se sintam estimulados a alcançar resultados semelhantes nas suas práticas profissionais,  independente do campo de atuação, dentro do exercício legal da profissão”, acrescentou.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
julho 2022
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031