BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

TPI realiza estudos do projeto de construção da sua nova sede


O grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) após o sucesso da sua programação gratuita realizada nos meses de maio e junho na Praça São João Batista no bairro do Pontal continua nesse mês de julho a desenvolver estudos para a criação do projeto de construção da sua sede própria, que está sob responsabilidade técnica do arquiteto e urbanista Carl von Hauenschild.

Desde 2005 colaborando com o TPI na concepção de um espaço próprio para sediar as ações culturais do grupo, Carl, que é formado em Planejamento Urbano Regional e Arquitetura pela Technische Universitaet Stuttgard, na Alemanha sendo há 44 anos, sócio-diretor do Grupo de Planejamento Urbanismo Arquitetura Ltda (URPLAN), tem vasta experiência na área de arquitetura cultural e projetos cenotécnicos e foi responsável pela supervisão técnica dos projetos executivos da reforma do Teatro Castro Alves e pela reformulação completa do Teatro Vila Velha, ambos em Salvador-BA.

De acordo com Carl, o foco inicial do estudo está voltado para identificar a capacidade de aproveitamento do solo do imóvel em função de suas dimensões e restrições legais de uso e ocupação. Vai apontar também as etapas que podem e devem ser executadas aos poucos e que gerem possibilidades de uso e ocupação artística do espaço pelo  coletivo cênico, sem inviabilizar a continuidade das etapas de construção do novo imóvel, além da captação em paralelo e contínua de recursos para viabilizar o desenvolvimento das obras durante 5 ou mais anos. Em sua totalidade, o projeto será dividido em pelo menos 5 etapas. Uma delas compreende a construção do espaço cênico e tem como característica a multiplicidade de formatos, podendo ser usado como palco italiano, estrutura com plateia frontal, ou ainda como arena de duas, três ou quatro faces.

Na primeira semana de julho a assistente técnica do projeto, a arquiteta e urbanista Monise Novais, visitou o terreno doado ao TPI pelos sócios-remidos do antigo Clube Social do Pontal localizado à rua Coronel Pessoa no tradicional bairro ilheense. Segundo Monise, o primeiro passo para a instalação do mais novo teatro da cidade começará com o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) visando a avaliação do entorno do terreno com abordagem das análises histórica, urbanística, paisagística e ambiental, além das necessidades de infraestrutura e tipologia do solo. Após o desenvolvimento dessas etapas e elaboração do Termo de Referência do projeto, será lançada a primeira etapa da campanha de captação de recursos financeiros necessários para a edificação do espaço cultural.

Para este segundo semestre em curso, o TPI conta com recursos já aprovados de emendas parlamentares ao orçamento da Secretaria Especial de Cultura de Ilhéus, oriundos de propostas da vereadora Enilda Mendonça e dos vereadores Sérgio do Amparo, Cláudio Magalhães e Fabrício Nascimento. Estes recursos serão utilizados para a elaboração e aprovação do projeto, lançamento da campanha de arrecadação para construção e pequenos investimentos na estrutura para a ocupação inicial do espaço com cursos e oficinas.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.

Texto: Elson Rosário

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
julho 2022
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031