BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

Hospital Regional Costa do Cacau reforça orientações sobre uso de EPIs e descarte de materiais perfurocortantes na unidade

Uma ação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está reforçando as orientações diante do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e do descarte de materiais perfurocortantes no setor de Emergência da unidade.

De acordo com a enfermeira do Trabalho, Jaline Nunes, essa atividade faz parte da rotina fiscalizatória em todos os setores do hospital, porém é intensificada na Emergência, devido ao maior fluxo de pacientes no setor. “Intensificamos essa verificação diante de casos sob suspeita de Monkeypox e ainda enfrentamos a Covid-19, que reduziu consideravelmente o número de contaminações e óbitos, mas precisamos nos manter vigilantes nas medidas de prevenção dessa e outras doenças contagiosas” ressaltou.

Jaline Nunes lembra que uso de EPIs e o manejo adequado do descarte de materiais hospitalares reduzem os riscos de contaminação. “A máscara, principalmente a N95 ou PFF2, ajuda a prevenir doenças transmitidas por vias respiratórias, como a Covid-19 e outras síndromes gripais. Já algumas formas de contágio da Monkeypox, segundo pesquisas na área de saúde, podem ser por contato direto com o paciente infectado e/ou compartilhamento de objetos utilizados por essas pessoas”, explicou.

“Observamos a importância para a utilização correta de itens de proteção e paramentação, como luvas, a própria máscara, óculos, touca, entre outros. Também, a importância do descarte adequado de objetos utilizados na assistência hospitalar, para que não se tornem focos de risco de contaminação”, acrescentou.

Instrução para uso de EPIs – A engenheira de Segurança do Trabalho, Bruna Sobral, informou que também intensificou os treinamentos para usos dos equipamentos de proteção individual. “A equipe do SESMT está atuando sistematicamente para reforçar a instrução do uso do EPIs por profissionais do HRCC. Abordamos métodos de utilização, preservação, higienização, descarte correto, obrigações e responsabilidades, conforme norma que regulamenta esses procedimentos, com o objetivo de prevenir contaminação durante as atividades laborais”, destacou.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031